Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

LITERATURA: TECENDO POESIA E FORMANDO LEITORES

Palavra-chaves: LITERATURA, POESIA, SABERES Comunicação Oral (CO) PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA INFANTIL NO CENÁRIO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS.
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8925
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 290
    "inscrito_id" => 3002
    "titulo" => "LITERATURA: TECENDO POESIA E FORMANDO LEITORES"
    "resumo" => "A Literatura vislumbra a possibilidade de aprendizagem em decorrência orientada do trabalho com obras literárias através de textos prazerosos e enriquecedores para as crianças, sob a intervenção dialógica do professor. A leitura das obras literárias é uma atividade que pode ser desenvolvida em qualquer área de ensino na instituição escolar. O professor/mediador ao propor este trabalho para o aluno em sala de aula estará oferecendo um leque de recursos que os ajudarão na sua formação e no seu processo de construção de saberes. Nesta perspectiva, a leitura apresenta-se como uma arte capaz de interferir na capacidade de criar, de compreender e compreender-se nos diferentes grupos de leitores. Propomo-nos enriquecer o processo de formação de leitores do ambiente escolar, tomando como base os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Ferreira Pinto, localizada no município de Apodi, Rio Grande do Norte. Para tanto, nosso objetivo principal foi desenvolver um Plano Transformativo na biblioteca da escola através da oficina de poesias. Os achados da oficina serviram para reafirmar que é, através dos conhecimentos literários que os alunos desenvolvem a sua capacidade de imaginação e estimulam o pensar, o desenhar, o escrever, o criar, e, além de ir a qualquer mundo mágico ou real, potencializa as questões voltadas para o ensino e aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA INFANTIL NO CENÁRIO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS."
    "palavra_chave" => "LITERATURA, POESIA, SABERES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_30_10_2014_12_43_30_idinscrito_3002_53368a9112f417d3119b6f0f21bd1278.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DA NATIVIDADE MARINHO CAMARA"
    "autor_nome_curto" => "NATIVIDADE"
    "autor_email" => "nativacamara@gmail.com"
    "autor_ies" => "UERN-CAMPOS AVANÇADO MARIA ELISA DE A.MAIA-CAMEAM"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8925
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 290
    "inscrito_id" => 3002
    "titulo" => "LITERATURA: TECENDO POESIA E FORMANDO LEITORES"
    "resumo" => "A Literatura vislumbra a possibilidade de aprendizagem em decorrência orientada do trabalho com obras literárias através de textos prazerosos e enriquecedores para as crianças, sob a intervenção dialógica do professor. A leitura das obras literárias é uma atividade que pode ser desenvolvida em qualquer área de ensino na instituição escolar. O professor/mediador ao propor este trabalho para o aluno em sala de aula estará oferecendo um leque de recursos que os ajudarão na sua formação e no seu processo de construção de saberes. Nesta perspectiva, a leitura apresenta-se como uma arte capaz de interferir na capacidade de criar, de compreender e compreender-se nos diferentes grupos de leitores. Propomo-nos enriquecer o processo de formação de leitores do ambiente escolar, tomando como base os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Ferreira Pinto, localizada no município de Apodi, Rio Grande do Norte. Para tanto, nosso objetivo principal foi desenvolver um Plano Transformativo na biblioteca da escola através da oficina de poesias. Os achados da oficina serviram para reafirmar que é, através dos conhecimentos literários que os alunos desenvolvem a sua capacidade de imaginação e estimulam o pensar, o desenhar, o escrever, o criar, e, além de ir a qualquer mundo mágico ou real, potencializa as questões voltadas para o ensino e aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA INFANTIL NO CENÁRIO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS."
    "palavra_chave" => "LITERATURA, POESIA, SABERES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_30_10_2014_12_43_30_idinscrito_3002_53368a9112f417d3119b6f0f21bd1278.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DA NATIVIDADE MARINHO CAMARA"
    "autor_nome_curto" => "NATIVIDADE"
    "autor_email" => "nativacamara@gmail.com"
    "autor_ies" => "UERN-CAMPOS AVANÇADO MARIA ELISA DE A.MAIA-CAMEAM"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

A Literatura vislumbra a possibilidade de aprendizagem em decorrência orientada do trabalho com obras literárias através de textos prazerosos e enriquecedores para as crianças, sob a intervenção dialógica do professor. A leitura das obras literárias é uma atividade que pode ser desenvolvida em qualquer área de ensino na instituição escolar. O professor/mediador ao propor este trabalho para o aluno em sala de aula estará oferecendo um leque de recursos que os ajudarão na sua formação e no seu processo de construção de saberes. Nesta perspectiva, a leitura apresenta-se como uma arte capaz de interferir na capacidade de criar, de compreender e compreender-se nos diferentes grupos de leitores. Propomo-nos enriquecer o processo de formação de leitores do ambiente escolar, tomando como base os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Ferreira Pinto, localizada no município de Apodi, Rio Grande do Norte. Para tanto, nosso objetivo principal foi desenvolver um Plano Transformativo na biblioteca da escola através da oficina de poesias. Os achados da oficina serviram para reafirmar que é, através dos conhecimentos literários que os alunos desenvolvem a sua capacidade de imaginação e estimulam o pensar, o desenhar, o escrever, o criar, e, além de ir a qualquer mundo mágico ou real, potencializa as questões voltadas para o ensino e aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.