Artigo Anais do XIII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XIX Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

O ENSINO DOS ESPORTES E O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PARA A VIDA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Palavra-chaves: , , , , Painel/Pôster AT 05 - Educação Física Escolar
"2023-03-24 15:28:47" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92267
    "edicao_id" => 313
    "trabalho_id" => 37
    "inscrito_id" => 54
    "titulo" => "O ENSINO DOS ESPORTES E O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PARA A VIDA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR"
    "resumo" => "O Esporte enquanto fenômeno sociocultural contemporâneo tem sido palco de diversos debates quanto a sua significância educativa nas aulas de Educação Física nas últimas cinco décadas. Neste cenário, algumas críticas se voltaram ao Esporte, especialmente relacionadas ao seu objetivo de formação de atletas e à abordagem pedagógica utilizada, muitas vezes pouco motivante, mecânica e excludente. Com isso, a busca pelo tratamento pedagógico adequado ao Esporte nas aulas de Educação Física faz levantar algumas indagações importantes para uma reflexão e mobilização para a mudança da prática, como relacionadas aos motivos para o ensino dos Esportes, aos conteúdos a serem ensinados no contexto dos Esportes e às estratégias pedagógicas de ensino dos Esportes. Em vista disso, o objetivo deste ensaio é discutir a participação do ensino dos Esportes para a formação integral de crianças e adolescentes a partir de uma perspectiva pedagógica específica, que dá luz às Habilidades para a Vida (HV). O conceito de HV, traduzido do inglês Life Skills, representa um conjunto de competências, valores e habilidades que são desenvolvidos em um contexto (nesse caso, o esportivo) e transferidos para outros da vida cotidiana, como a casa, a escola e a comunidade. As HV mais evidentes nos Esportes são do tipo interpessoal como respeito, honestidade e trabalho em equipe e do tipo intrapessoal como perseverança, definição de metas e regulação emocional. Nesse sentido, quanto maior a intencionalidade do/a professor/a em ensinar, discutir e proporcionar possibilidades de transferência das HV, mais chances de êxito os/as estudantes terão de colocá-las em prática em diversos outros contextos. Nessa perspectiva pedagógica de ensino dos esportes, o “saber corporal” se dá a partir da aprendizagem tática dos esportes, beneficiando-se da semelhança que algumas modalidades esportivas têm na sua lógica interna. O “saber conceitual” pode ser dividido em um conhecimento técnico, atrelado a análise da lógica interna dos esportes e um conhecimento crítico, que discute o lugar que esse esporte ocupa na sociedade e suas transformações. Já o “saber atitudinal” objeto principal deste estudo, busca ensinar e desenvolver valores e competências com uma intervenção pedagógica mais ativa do que comumente vem sendo utilizada na Educação Física escolar. Desta forma, entende-se que aprofundar a discussão sobre o ensino e o desenvolvimento das HV na abordagem do conteúdo “Esportes” na Educação Física escolar torna-se fundamental se queremos formar estudantes em sua integralidade e que tenham a capacidade de transferir os conhecimentos, habilidades e competências aprendidos no contexto esportivo e escolar para outros ambientes da vida cotidiana. Da mesma forma, levar o debate sobre o ensino e o desenvolvimento das HV na Educação Física escolar para a prática profissional, de forma implícita e explícita, permitirá a emersão de novas estratégias de ensino no âmbito da dimensão “atitudinal” do conhecimento."
    "modalidade" => "Painel/Pôster"
    "area_tematica" => "AT 05 - Educação Física Escolar"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV189_MD4_ID54_TB37_18042023115937.pdf"
    "created_at" => "2023-06-30 09:10:12"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDERSON BORGES VELLOZO"
    "autor_nome_curto" => "ANDERSON"
    "autor_email" => "anderson.vellozo@unesp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xiii-ciefmh"
    "edicao_nome" => "Anais do XIII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XIX Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "XIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XIX SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6422ee81c1355_28032023104121.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-03-24 15:28:47"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92267
    "edicao_id" => 313
    "trabalho_id" => 37
    "inscrito_id" => 54
    "titulo" => "O ENSINO DOS ESPORTES E O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PARA A VIDA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR"
    "resumo" => "O Esporte enquanto fenômeno sociocultural contemporâneo tem sido palco de diversos debates quanto a sua significância educativa nas aulas de Educação Física nas últimas cinco décadas. Neste cenário, algumas críticas se voltaram ao Esporte, especialmente relacionadas ao seu objetivo de formação de atletas e à abordagem pedagógica utilizada, muitas vezes pouco motivante, mecânica e excludente. Com isso, a busca pelo tratamento pedagógico adequado ao Esporte nas aulas de Educação Física faz levantar algumas indagações importantes para uma reflexão e mobilização para a mudança da prática, como relacionadas aos motivos para o ensino dos Esportes, aos conteúdos a serem ensinados no contexto dos Esportes e às estratégias pedagógicas de ensino dos Esportes. Em vista disso, o objetivo deste ensaio é discutir a participação do ensino dos Esportes para a formação integral de crianças e adolescentes a partir de uma perspectiva pedagógica específica, que dá luz às Habilidades para a Vida (HV). O conceito de HV, traduzido do inglês Life Skills, representa um conjunto de competências, valores e habilidades que são desenvolvidos em um contexto (nesse caso, o esportivo) e transferidos para outros da vida cotidiana, como a casa, a escola e a comunidade. As HV mais evidentes nos Esportes são do tipo interpessoal como respeito, honestidade e trabalho em equipe e do tipo intrapessoal como perseverança, definição de metas e regulação emocional. Nesse sentido, quanto maior a intencionalidade do/a professor/a em ensinar, discutir e proporcionar possibilidades de transferência das HV, mais chances de êxito os/as estudantes terão de colocá-las em prática em diversos outros contextos. Nessa perspectiva pedagógica de ensino dos esportes, o “saber corporal” se dá a partir da aprendizagem tática dos esportes, beneficiando-se da semelhança que algumas modalidades esportivas têm na sua lógica interna. O “saber conceitual” pode ser dividido em um conhecimento técnico, atrelado a análise da lógica interna dos esportes e um conhecimento crítico, que discute o lugar que esse esporte ocupa na sociedade e suas transformações. Já o “saber atitudinal” objeto principal deste estudo, busca ensinar e desenvolver valores e competências com uma intervenção pedagógica mais ativa do que comumente vem sendo utilizada na Educação Física escolar. Desta forma, entende-se que aprofundar a discussão sobre o ensino e o desenvolvimento das HV na abordagem do conteúdo “Esportes” na Educação Física escolar torna-se fundamental se queremos formar estudantes em sua integralidade e que tenham a capacidade de transferir os conhecimentos, habilidades e competências aprendidos no contexto esportivo e escolar para outros ambientes da vida cotidiana. Da mesma forma, levar o debate sobre o ensino e o desenvolvimento das HV na Educação Física escolar para a prática profissional, de forma implícita e explícita, permitirá a emersão de novas estratégias de ensino no âmbito da dimensão “atitudinal” do conhecimento."
    "modalidade" => "Painel/Pôster"
    "area_tematica" => "AT 05 - Educação Física Escolar"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV189_MD4_ID54_TB37_18042023115937.pdf"
    "created_at" => "2023-06-30 09:10:12"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDERSON BORGES VELLOZO"
    "autor_nome_curto" => "ANDERSON"
    "autor_email" => "anderson.vellozo@unesp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xiii-ciefmh"
    "edicao_nome" => "Anais do XIII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XIX Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "XIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XIX SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6422ee81c1355_28032023104121.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-03-24 15:28:47"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de março de 2023

Resumo

O Esporte enquanto fenômeno sociocultural contemporâneo tem sido palco de diversos debates quanto a sua significância educativa nas aulas de Educação Física nas últimas cinco décadas. Neste cenário, algumas críticas se voltaram ao Esporte, especialmente relacionadas ao seu objetivo de formação de atletas e à abordagem pedagógica utilizada, muitas vezes pouco motivante, mecânica e excludente. Com isso, a busca pelo tratamento pedagógico adequado ao Esporte nas aulas de Educação Física faz levantar algumas indagações importantes para uma reflexão e mobilização para a mudança da prática, como relacionadas aos motivos para o ensino dos Esportes, aos conteúdos a serem ensinados no contexto dos Esportes e às estratégias pedagógicas de ensino dos Esportes. Em vista disso, o objetivo deste ensaio é discutir a participação do ensino dos Esportes para a formação integral de crianças e adolescentes a partir de uma perspectiva pedagógica específica, que dá luz às Habilidades para a Vida (HV). O conceito de HV, traduzido do inglês Life Skills, representa um conjunto de competências, valores e habilidades que são desenvolvidos em um contexto (nesse caso, o esportivo) e transferidos para outros da vida cotidiana, como a casa, a escola e a comunidade. As HV mais evidentes nos Esportes são do tipo interpessoal como respeito, honestidade e trabalho em equipe e do tipo intrapessoal como perseverança, definição de metas e regulação emocional. Nesse sentido, quanto maior a intencionalidade do/a professor/a em ensinar, discutir e proporcionar possibilidades de transferência das HV, mais chances de êxito os/as estudantes terão de colocá-las em prática em diversos outros contextos. Nessa perspectiva pedagógica de ensino dos esportes, o “saber corporal” se dá a partir da aprendizagem tática dos esportes, beneficiando-se da semelhança que algumas modalidades esportivas têm na sua lógica interna. O “saber conceitual” pode ser dividido em um conhecimento técnico, atrelado a análise da lógica interna dos esportes e um conhecimento crítico, que discute o lugar que esse esporte ocupa na sociedade e suas transformações. Já o “saber atitudinal” objeto principal deste estudo, busca ensinar e desenvolver valores e competências com uma intervenção pedagógica mais ativa do que comumente vem sendo utilizada na Educação Física escolar. Desta forma, entende-se que aprofundar a discussão sobre o ensino e o desenvolvimento das HV na abordagem do conteúdo “Esportes” na Educação Física escolar torna-se fundamental se queremos formar estudantes em sua integralidade e que tenham a capacidade de transferir os conhecimentos, habilidades e competências aprendidos no contexto esportivo e escolar para outros ambientes da vida cotidiana. Da mesma forma, levar o debate sobre o ensino e o desenvolvimento das HV na Educação Física escolar para a prática profissional, de forma implícita e explícita, permitirá a emersão de novas estratégias de ensino no âmbito da dimensão “atitudinal” do conhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.