Artigo Anais do XIII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XIX Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

APLICAÇÃO DO MÉTODO PILATES NA EDUCAÇÃO FÍSICA: REVISÃO SISTEMÁTICA NAS BASES DE DADOS E PERIÓDICOS

Palavra-chaves: , , , , Painel/Pôster AT 03 - Saúde e Reabilitação
"2023-03-24 15:28:47" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92360
    "edicao_id" => 313
    "trabalho_id" => 133
    "inscrito_id" => 335
    "titulo" => "APLICAÇÃO DO MÉTODO PILATES NA EDUCAÇÃO FÍSICA: REVISÃO SISTEMÁTICA NAS BASES DE DADOS E PERIÓDICOS"
    "resumo" => "O Método Pilates é constituído por um sistema de exercícios que desenvolve o condicionamento físico integrando o corpo e a mente, tendo uma forte presença na atuação Profissional na área da Educação Física e da Fisioterapia, seja para habilitação e reabilitação de pacientes ou ainda no tratamento de diferentes disfunções. Sua alta adesão e popularidade nos últimos anos, fez com que o Método fosse cada vez mais utilizado na rotina de pessoas que querem promover qualidade de vida, prevenir lesões e doenças, manter a saúde mental e até mesmo aumentar a performance e desempenho em esportes. No âmbito deste contexto o objetivo desta pesquisa foi identificar, verificar e analisar a presença do Método Pilates nas pesquisas desenvolvidas na Área Acadêmica da Educação Física a partir de uma revisão sistemática. Para tal utilizou-se como estratégia de busca o termo PILATES em 8 (oito) bases de dados eletrônicas pré- estabelecidas e nos 92 (noventa e dois periódicos) em língua portuguesa selecionados a partir da plataforma sucupira, sendo que 4 bancos de dados retornaram resultados. Os periódicos passaram por seleção que determinou aqueles que seriam utilizados na pesquisa. Assim trinta e nove foram excluídos por estarem repetidos na lista, adicionados em dois formatos (online e impresso) ou por não terem apresentado nenhum resultado para a pesquisa. Cinquenta e três periódicos foram consultados e apenas dezessete apresentaram resultados. Após análise de cada banco de dado e periódico que forneceu resultados, a somatória final de estudos foi de 640. Para filtragem e seleção dos títulos os critérios de exclusão foram: (a) Títulos repetidos; (b) Artigos não localizados ou em apenas plataformas privadas/pagas; (c) Pesquisas em andamento, apenas com resultados parciais e (d) Foge do objetivo desta pesquisa. Assim 500 artigos foram selecionados, cada trabalho foi analisado e categorizado de acordo com as áreas de interesse da Educação Física pré-estabelecidas pela Autora, a partir da observação e análise dos títulos e dos resumos dos trabalhos e 140 artigos foram descartados após a seleção e categorização dos títulos inclusos na pesquisa. Após agrupados considerou-se as considerações finais e/ou conclusões para esta pesquisa, de forma a criar um compilado de informações, gerando novas considerações relevantes para a área. Ao final do estudo pudemos concluir que o Google Scholar é a plataforma que mais oferece resultados a partir dos termos selecionados, que o Método Pilates tem uma importante associação com a população idosa, que qualidade de vida é o fator que mais motiva as pessoas a conhecerem o Método, que a prática apresenta benefícios e evoluções no quadro de saúde dos praticantes ou em algum aspecto específico que interfere de forma direta na funcionalidade do indivíduo e que isso se potencializa caso esteja associado à alguma outra técnica ou modalidade."
    "modalidade" => "Painel/Pôster"
    "area_tematica" => "AT 03 - Saúde e Reabilitação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV189_MD4_ID335_TB133_10052023210128.pdf"
    "created_at" => "2023-06-30 09:10:12"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANA BONINI GRACIANI"
    "autor_nome_curto" => "LUANA"
    "autor_email" => "luana.bonini@unesp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xiii-ciefmh"
    "edicao_nome" => "Anais do XIII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XIX Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "XIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XIX SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6422ee81c1355_28032023104121.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-03-24 15:28:47"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92360
    "edicao_id" => 313
    "trabalho_id" => 133
    "inscrito_id" => 335
    "titulo" => "APLICAÇÃO DO MÉTODO PILATES NA EDUCAÇÃO FÍSICA: REVISÃO SISTEMÁTICA NAS BASES DE DADOS E PERIÓDICOS"
    "resumo" => "O Método Pilates é constituído por um sistema de exercícios que desenvolve o condicionamento físico integrando o corpo e a mente, tendo uma forte presença na atuação Profissional na área da Educação Física e da Fisioterapia, seja para habilitação e reabilitação de pacientes ou ainda no tratamento de diferentes disfunções. Sua alta adesão e popularidade nos últimos anos, fez com que o Método fosse cada vez mais utilizado na rotina de pessoas que querem promover qualidade de vida, prevenir lesões e doenças, manter a saúde mental e até mesmo aumentar a performance e desempenho em esportes. No âmbito deste contexto o objetivo desta pesquisa foi identificar, verificar e analisar a presença do Método Pilates nas pesquisas desenvolvidas na Área Acadêmica da Educação Física a partir de uma revisão sistemática. Para tal utilizou-se como estratégia de busca o termo PILATES em 8 (oito) bases de dados eletrônicas pré- estabelecidas e nos 92 (noventa e dois periódicos) em língua portuguesa selecionados a partir da plataforma sucupira, sendo que 4 bancos de dados retornaram resultados. Os periódicos passaram por seleção que determinou aqueles que seriam utilizados na pesquisa. Assim trinta e nove foram excluídos por estarem repetidos na lista, adicionados em dois formatos (online e impresso) ou por não terem apresentado nenhum resultado para a pesquisa. Cinquenta e três periódicos foram consultados e apenas dezessete apresentaram resultados. Após análise de cada banco de dado e periódico que forneceu resultados, a somatória final de estudos foi de 640. Para filtragem e seleção dos títulos os critérios de exclusão foram: (a) Títulos repetidos; (b) Artigos não localizados ou em apenas plataformas privadas/pagas; (c) Pesquisas em andamento, apenas com resultados parciais e (d) Foge do objetivo desta pesquisa. Assim 500 artigos foram selecionados, cada trabalho foi analisado e categorizado de acordo com as áreas de interesse da Educação Física pré-estabelecidas pela Autora, a partir da observação e análise dos títulos e dos resumos dos trabalhos e 140 artigos foram descartados após a seleção e categorização dos títulos inclusos na pesquisa. Após agrupados considerou-se as considerações finais e/ou conclusões para esta pesquisa, de forma a criar um compilado de informações, gerando novas considerações relevantes para a área. Ao final do estudo pudemos concluir que o Google Scholar é a plataforma que mais oferece resultados a partir dos termos selecionados, que o Método Pilates tem uma importante associação com a população idosa, que qualidade de vida é o fator que mais motiva as pessoas a conhecerem o Método, que a prática apresenta benefícios e evoluções no quadro de saúde dos praticantes ou em algum aspecto específico que interfere de forma direta na funcionalidade do indivíduo e que isso se potencializa caso esteja associado à alguma outra técnica ou modalidade."
    "modalidade" => "Painel/Pôster"
    "area_tematica" => "AT 03 - Saúde e Reabilitação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV189_MD4_ID335_TB133_10052023210128.pdf"
    "created_at" => "2023-06-30 09:10:12"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANA BONINI GRACIANI"
    "autor_nome_curto" => "LUANA"
    "autor_email" => "luana.bonini@unesp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xiii-ciefmh"
    "edicao_nome" => "Anais do XIII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XIX Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "XIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XIX SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6422ee81c1355_28032023104121.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-03-24 15:28:47"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de março de 2023

Resumo

O Método Pilates é constituído por um sistema de exercícios que desenvolve o condicionamento físico integrando o corpo e a mente, tendo uma forte presença na atuação Profissional na área da Educação Física e da Fisioterapia, seja para habilitação e reabilitação de pacientes ou ainda no tratamento de diferentes disfunções. Sua alta adesão e popularidade nos últimos anos, fez com que o Método fosse cada vez mais utilizado na rotina de pessoas que querem promover qualidade de vida, prevenir lesões e doenças, manter a saúde mental e até mesmo aumentar a performance e desempenho em esportes. No âmbito deste contexto o objetivo desta pesquisa foi identificar, verificar e analisar a presença do Método Pilates nas pesquisas desenvolvidas na Área Acadêmica da Educação Física a partir de uma revisão sistemática. Para tal utilizou-se como estratégia de busca o termo PILATES em 8 (oito) bases de dados eletrônicas pré- estabelecidas e nos 92 (noventa e dois periódicos) em língua portuguesa selecionados a partir da plataforma sucupira, sendo que 4 bancos de dados retornaram resultados. Os periódicos passaram por seleção que determinou aqueles que seriam utilizados na pesquisa. Assim trinta e nove foram excluídos por estarem repetidos na lista, adicionados em dois formatos (online e impresso) ou por não terem apresentado nenhum resultado para a pesquisa. Cinquenta e três periódicos foram consultados e apenas dezessete apresentaram resultados. Após análise de cada banco de dado e periódico que forneceu resultados, a somatória final de estudos foi de 640. Para filtragem e seleção dos títulos os critérios de exclusão foram: (a) Títulos repetidos; (b) Artigos não localizados ou em apenas plataformas privadas/pagas; (c) Pesquisas em andamento, apenas com resultados parciais e (d) Foge do objetivo desta pesquisa. Assim 500 artigos foram selecionados, cada trabalho foi analisado e categorizado de acordo com as áreas de interesse da Educação Física pré-estabelecidas pela Autora, a partir da observação e análise dos títulos e dos resumos dos trabalhos e 140 artigos foram descartados após a seleção e categorização dos títulos inclusos na pesquisa. Após agrupados considerou-se as considerações finais e/ou conclusões para esta pesquisa, de forma a criar um compilado de informações, gerando novas considerações relevantes para a área. Ao final do estudo pudemos concluir que o Google Scholar é a plataforma que mais oferece resultados a partir dos termos selecionados, que o Método Pilates tem uma importante associação com a população idosa, que qualidade de vida é o fator que mais motiva as pessoas a conhecerem o Método, que a prática apresenta benefícios e evoluções no quadro de saúde dos praticantes ou em algum aspecto específico que interfere de forma direta na funcionalidade do indivíduo e que isso se potencializa caso esteja associado à alguma outra técnica ou modalidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.