Artigo Anais do XIII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XIX Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

ANÁLISE DAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS DE VOLEIBOL EM CURSOS DE GRADUAÇÃO: QUAIS OS OBJETIVOS?

Palavra-chaves: , , , , Tema Livre (TL) AT 06 - Formação Profissional
"2023-03-24 15:28:47" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92260
    "edicao_id" => 313
    "trabalho_id" => 27
    "inscrito_id" => 18
    "titulo" => "ANÁLISE DAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS DE VOLEIBOL EM CURSOS DE GRADUAÇÃO: QUAIS OS OBJETIVOS?"
    "resumo" => "A formação profissional em Educação Física (EF) ao longo dos anos, a partir dos cursos de graduação, acompanhou as tendências da época para a área, médica, militar e esportivista, essa última que se mantém até os dias atuais, uma vez que há um predomínio de disciplinas esportivas nos currículos, como a de voleibol, e a forma como predominantemente são ensinadas, com ênfase nos gestos técnicos da modalidade, mesmo após a década de 1980, em que houve uma ruptura com tais modelos a fim de atribuir um viés pedagógico às práticas. A partir disso, surge a necessidade de entender como se dá esse processo formativo nos dias de hoje. Dito isso, o objetivo foi de analisar os objetivos das ementas das disciplinas de voleibol dos cursos de graduação em Educação Física, Esporte ou Ciências do Esporte das Universidades Públicas do estado de São Paulo. Foi realizada uma pesquisa documental em que foram analisadas as ementas das disciplinas de voleibol de oito Instituições de Ensino Superior (IES): Universidade de São Paulo (USP) – São Paulo e Ribeirão Preto; Universidade Federal de São Carlos; Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Bauru, Presidente Prudente e Rio Claro; e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Campinas e Limeira. Dessas, dez documentos foram analisados, pois em dois casos (USP São Paulo e UNESP Presidente Prudente) são ofertadas duas disciplinas relacionadas a modalidade voleibol. A análise ocorreu por meio do software de análise textual IRAMUTEQ, que oferece diversas possibilidades, das quais foram escolhidas duas: a) nuvem de palavras; e b) análise de similitude, essas que serão apresentadas. Na nuvem de palavras é possível identificar alguns verbos comuns na elaboração de objetivos como analisar e aplicar, bem como outras palavras com destaque, sendo elas: treinamento, fundamento, ensino, teórico e prático. Na tentativa de entendê-las com maior precisão, a análise de similitude indica como tais palavras se relacionam e indicam o perfil da formação nesses cursos. A primeira ramificação em destaque a partir da palavra voleibol é a relacionada ao treinamento, que envolve outras palavras como organizar e equipe. A segunda, é a que parte da palavra aprendizagem e envolve as palavras fundamento, técnico e tático. Outras ramificações importantes, mas em menor destaque, são as que partem das palavras processo e ensino e chegam em escola, jogo e população, bem como a que envolve as palavras compreender, conhecer, aspecto e pedagógico e uma terceira que parte da palavra diferente e caminha para avaliar, contexto, histórico e vivenciar. Conclui-se que as disciplinas de voleibol dos cursos de graduação, a partir da análise dos objetivos destes documentos, apresentam uma linha esportivista, porém, há alguns indicativos de mudanças para alcançar aspectos pedagógicos na formação profissional, que embora pequenos, passam a valorizar mais aspectos na formação que não apenas os procedimentais relacionados ao treinamento."
    "modalidade" => "Tema Livre (TL)"
    "area_tematica" => "AT 06 - Formação Profissional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV189_MD2_ID18_TB27_27032023134557.pdf"
    "created_at" => "2023-06-30 09:10:12"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THOMÁS AUGUSTO PARENTE"
    "autor_nome_curto" => "THOMÁS"
    "autor_email" => "thomasparente8@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xiii-ciefmh"
    "edicao_nome" => "Anais do XIII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XIX Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "XIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XIX SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6422ee81c1355_28032023104121.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-03-24 15:28:47"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92260
    "edicao_id" => 313
    "trabalho_id" => 27
    "inscrito_id" => 18
    "titulo" => "ANÁLISE DAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS DE VOLEIBOL EM CURSOS DE GRADUAÇÃO: QUAIS OS OBJETIVOS?"
    "resumo" => "A formação profissional em Educação Física (EF) ao longo dos anos, a partir dos cursos de graduação, acompanhou as tendências da época para a área, médica, militar e esportivista, essa última que se mantém até os dias atuais, uma vez que há um predomínio de disciplinas esportivas nos currículos, como a de voleibol, e a forma como predominantemente são ensinadas, com ênfase nos gestos técnicos da modalidade, mesmo após a década de 1980, em que houve uma ruptura com tais modelos a fim de atribuir um viés pedagógico às práticas. A partir disso, surge a necessidade de entender como se dá esse processo formativo nos dias de hoje. Dito isso, o objetivo foi de analisar os objetivos das ementas das disciplinas de voleibol dos cursos de graduação em Educação Física, Esporte ou Ciências do Esporte das Universidades Públicas do estado de São Paulo. Foi realizada uma pesquisa documental em que foram analisadas as ementas das disciplinas de voleibol de oito Instituições de Ensino Superior (IES): Universidade de São Paulo (USP) – São Paulo e Ribeirão Preto; Universidade Federal de São Carlos; Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Bauru, Presidente Prudente e Rio Claro; e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Campinas e Limeira. Dessas, dez documentos foram analisados, pois em dois casos (USP São Paulo e UNESP Presidente Prudente) são ofertadas duas disciplinas relacionadas a modalidade voleibol. A análise ocorreu por meio do software de análise textual IRAMUTEQ, que oferece diversas possibilidades, das quais foram escolhidas duas: a) nuvem de palavras; e b) análise de similitude, essas que serão apresentadas. Na nuvem de palavras é possível identificar alguns verbos comuns na elaboração de objetivos como analisar e aplicar, bem como outras palavras com destaque, sendo elas: treinamento, fundamento, ensino, teórico e prático. Na tentativa de entendê-las com maior precisão, a análise de similitude indica como tais palavras se relacionam e indicam o perfil da formação nesses cursos. A primeira ramificação em destaque a partir da palavra voleibol é a relacionada ao treinamento, que envolve outras palavras como organizar e equipe. A segunda, é a que parte da palavra aprendizagem e envolve as palavras fundamento, técnico e tático. Outras ramificações importantes, mas em menor destaque, são as que partem das palavras processo e ensino e chegam em escola, jogo e população, bem como a que envolve as palavras compreender, conhecer, aspecto e pedagógico e uma terceira que parte da palavra diferente e caminha para avaliar, contexto, histórico e vivenciar. Conclui-se que as disciplinas de voleibol dos cursos de graduação, a partir da análise dos objetivos destes documentos, apresentam uma linha esportivista, porém, há alguns indicativos de mudanças para alcançar aspectos pedagógicos na formação profissional, que embora pequenos, passam a valorizar mais aspectos na formação que não apenas os procedimentais relacionados ao treinamento."
    "modalidade" => "Tema Livre (TL)"
    "area_tematica" => "AT 06 - Formação Profissional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV189_MD2_ID18_TB27_27032023134557.pdf"
    "created_at" => "2023-06-30 09:10:12"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THOMÁS AUGUSTO PARENTE"
    "autor_nome_curto" => "THOMÁS"
    "autor_email" => "thomasparente8@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xiii-ciefmh"
    "edicao_nome" => "Anais do XIII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XIX Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "XIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XIX SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6422ee81c1355_28032023104121.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-03-24 15:28:47"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de março de 2023

Resumo

A formação profissional em Educação Física (EF) ao longo dos anos, a partir dos cursos de graduação, acompanhou as tendências da época para a área, médica, militar e esportivista, essa última que se mantém até os dias atuais, uma vez que há um predomínio de disciplinas esportivas nos currículos, como a de voleibol, e a forma como predominantemente são ensinadas, com ênfase nos gestos técnicos da modalidade, mesmo após a década de 1980, em que houve uma ruptura com tais modelos a fim de atribuir um viés pedagógico às práticas. A partir disso, surge a necessidade de entender como se dá esse processo formativo nos dias de hoje. Dito isso, o objetivo foi de analisar os objetivos das ementas das disciplinas de voleibol dos cursos de graduação em Educação Física, Esporte ou Ciências do Esporte das Universidades Públicas do estado de São Paulo. Foi realizada uma pesquisa documental em que foram analisadas as ementas das disciplinas de voleibol de oito Instituições de Ensino Superior (IES): Universidade de São Paulo (USP) – São Paulo e Ribeirão Preto; Universidade Federal de São Carlos; Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Bauru, Presidente Prudente e Rio Claro; e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Campinas e Limeira. Dessas, dez documentos foram analisados, pois em dois casos (USP São Paulo e UNESP Presidente Prudente) são ofertadas duas disciplinas relacionadas a modalidade voleibol. A análise ocorreu por meio do software de análise textual IRAMUTEQ, que oferece diversas possibilidades, das quais foram escolhidas duas: a) nuvem de palavras; e b) análise de similitude, essas que serão apresentadas. Na nuvem de palavras é possível identificar alguns verbos comuns na elaboração de objetivos como analisar e aplicar, bem como outras palavras com destaque, sendo elas: treinamento, fundamento, ensino, teórico e prático. Na tentativa de entendê-las com maior precisão, a análise de similitude indica como tais palavras se relacionam e indicam o perfil da formação nesses cursos. A primeira ramificação em destaque a partir da palavra voleibol é a relacionada ao treinamento, que envolve outras palavras como organizar e equipe. A segunda, é a que parte da palavra aprendizagem e envolve as palavras fundamento, técnico e tático. Outras ramificações importantes, mas em menor destaque, são as que partem das palavras processo e ensino e chegam em escola, jogo e população, bem como a que envolve as palavras compreender, conhecer, aspecto e pedagógico e uma terceira que parte da palavra diferente e caminha para avaliar, contexto, histórico e vivenciar. Conclui-se que as disciplinas de voleibol dos cursos de graduação, a partir da análise dos objetivos destes documentos, apresentam uma linha esportivista, porém, há alguns indicativos de mudanças para alcançar aspectos pedagógicos na formação profissional, que embora pequenos, passam a valorizar mais aspectos na formação que não apenas os procedimentais relacionados ao treinamento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.