FANFICS E TECNOLOGIAS DIGITAIS EM SALA DE AULA: LITERATURA E LETRAMENTOS LITERÁRIOS EM TEMPOS DE CULTURA DIGITAL
"2022-12-01 11:00:40" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 91844 "edicao_id" => 301 "trabalho_id" => 64 "inscrito_id" => 143 "titulo" => "FANFICS E TECNOLOGIAS DIGITAIS EM SALA DE AULA: LITERATURA E LETRAMENTOS LITERÁRIOS EM TEMPOS DE CULTURA DIGITAL" "resumo" => "As fanfics configuram-se como uma modalidade de escrita ficcional no ciberespaço e possuem um caráter de intertextualidade muito expressivo, considerando diferentes níveis de diálogos entre textos. Na Educação Básica, podem ser utilizadas como recursos pedagógicos na análise, interpretação e compreensão de textos. Desse modo, alunos e professores, autores e leitores podem participar ativamente de trocas colaborativas no ciberespaço, construindo e (re)construindo práticas de letramentos literários nos meios digitais. As fanfics vêm se revelando como fenômeno de criação literária, transformando as relações entre autores-textos-leitores nos campos artístico-literário e da educação. Nesse sentido, propomos estudar as percepções dos estudantes do Ensino Médio sobre fanfics em práticas de letramentos literários na cultura digital. A necessidade de dialogar com a cibercultura, na ótica de seu impacto sobre o ensino de literatura, desdobra-se, também, no entendimento de que o modo como se compreendem as experiências estéticas e as expressões estéticas está intimamente conectado à maneira como a cultura em que estão imersas se organiza e se articula. O estudo está pautado nas reflexões e abordagens teórico-metodológicas direcionadas para ensino de literatura e práticas de letramentos literários em tempos de cultura digital, com foco na inserção do gênero fanfics no ambiente escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Simpósio Temático 04: Literatura, Tecnologias Digitais e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV182_MD1_ID143_TB64_25112022203610.pdf" "created_at" => "2023-01-23 09:04:01" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXSANDRO VITAL DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "ALEX ALMEIDA" "autor_email" => "alexvitalalmeida@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-congresso-nacional-em-estudos-interdisciplinares-da-linguagem" "edicao_nome" => "Anais do II Congresso Nacional em Estudos Interdisciplinares da Linguagem" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional em Estudos Interdisciplinares da Linguagem" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/coneil/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63e3ed50ea7ec_08022023154328.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-01 11:00:40" "publicacao_id" => 70 "publicacao_nome" => "Revista CONEIL" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-92-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 91844 "edicao_id" => 301 "trabalho_id" => 64 "inscrito_id" => 143 "titulo" => "FANFICS E TECNOLOGIAS DIGITAIS EM SALA DE AULA: LITERATURA E LETRAMENTOS LITERÁRIOS EM TEMPOS DE CULTURA DIGITAL" "resumo" => "As fanfics configuram-se como uma modalidade de escrita ficcional no ciberespaço e possuem um caráter de intertextualidade muito expressivo, considerando diferentes níveis de diálogos entre textos. Na Educação Básica, podem ser utilizadas como recursos pedagógicos na análise, interpretação e compreensão de textos. Desse modo, alunos e professores, autores e leitores podem participar ativamente de trocas colaborativas no ciberespaço, construindo e (re)construindo práticas de letramentos literários nos meios digitais. As fanfics vêm se revelando como fenômeno de criação literária, transformando as relações entre autores-textos-leitores nos campos artístico-literário e da educação. Nesse sentido, propomos estudar as percepções dos estudantes do Ensino Médio sobre fanfics em práticas de letramentos literários na cultura digital. A necessidade de dialogar com a cibercultura, na ótica de seu impacto sobre o ensino de literatura, desdobra-se, também, no entendimento de que o modo como se compreendem as experiências estéticas e as expressões estéticas está intimamente conectado à maneira como a cultura em que estão imersas se organiza e se articula. O estudo está pautado nas reflexões e abordagens teórico-metodológicas direcionadas para ensino de literatura e práticas de letramentos literários em tempos de cultura digital, com foco na inserção do gênero fanfics no ambiente escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Simpósio Temático 04: Literatura, Tecnologias Digitais e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV182_MD1_ID143_TB64_25112022203610.pdf" "created_at" => "2023-01-23 09:04:01" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXSANDRO VITAL DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "ALEX ALMEIDA" "autor_email" => "alexvitalalmeida@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-congresso-nacional-em-estudos-interdisciplinares-da-linguagem" "edicao_nome" => "Anais do II Congresso Nacional em Estudos Interdisciplinares da Linguagem" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional em Estudos Interdisciplinares da Linguagem" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/coneil/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63e3ed50ea7ec_08022023154328.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-01 11:00:40" "publicacao_id" => 70 "publicacao_nome" => "Revista CONEIL" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-92-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }