DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM UMA ESCOLA DE NÍVEL MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL DO ESTADO DE ALAGOAS
"2022-07-12 14:45:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 91585 "edicao_id" => 251 "trabalho_id" => 2463 "inscrito_id" => 14010 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM UMA ESCOLA DE NÍVEL MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL DO ESTADO DE ALAGOAS" "resumo" => "O trabalho em tela diz respeito ao processo de construção de um plano de ação estratégico da educação especial de uma escola de nível médio de tempo integral do estado de Alagoas. O plano teve a intenção de definir ações para o desenvolvimento de atividades inclusivas e colaborativas entre os profissionais e a equipe gestora da instituição, em relação ao público específico do Atendimento Educacional Especializado (jovens com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento, superdotação/altas habilidades). A construção seguiu os preceitos da complexidade (MORIN, 2016) e das práticas de aprendizagem integradoras e inclusivas (ALVES, 2016). O caminho metodológico seguido foi à análise documental (ALESSANDRA PIMENTEL, 2001) onde foi possível olhar para um conjunto de documento de forma analítica a fim da extração de dados para o mapeamento dos estudantes com deficiência. Foram mapeados os alunos que fazem parte desse público: os CIDs apresentados pelos alunos foram: F84.0 Autismo Infantil, F72.1 Retardo mental moderado/grave, F29 Psicose não-orgânica, F71 Retardo Mental, G40.9 Epilepsia não identificada, I69- Sequelas de doenças cerebrovasculares (Distúrbio físico), F70 - Retardo mental leve, F90.0 - Distúrbios da atividade e da atenção, F71 - Retardo mental moderado, F90.0 - Distúrbios da atividade e da atenção, F31.2- Transtorno afetivo bipolar, episódio atual maníaco com sintomas psicóticos, F07.2- Síndrome pós-traumática. Alguns alunos apresentaram laudo médico com o diagnóstico, mas não constava o CID, são eles: Baixa visão, Deficiência física, Calcificação extra axial parietal esquerda. (Distúrbio físico) e dificuldades no processo de aprendizagem, surdez. Alguns alunos apresentam mais de um CID ou um laudo afirmando mais de uma deficiência, o que pode ser justificado com a apresentação de 12 CIDs para 9 alunos e 6 deficiências atestadas com laudo médico para 4 estudantes." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD5_ID14010_TB2463_04082022103444.pdf" "created_at" => "2022-12-12 11:42:17" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSANE BATISTA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "ROSANE" "autor_email" => "rosanebatistasouza87@gmai" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "educacao-especial" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Especial" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT10" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7bf6f8177a_30012023100031.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:45:31" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 91585 "edicao_id" => 251 "trabalho_id" => 2463 "inscrito_id" => 14010 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM UMA ESCOLA DE NÍVEL MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL DO ESTADO DE ALAGOAS" "resumo" => "O trabalho em tela diz respeito ao processo de construção de um plano de ação estratégico da educação especial de uma escola de nível médio de tempo integral do estado de Alagoas. O plano teve a intenção de definir ações para o desenvolvimento de atividades inclusivas e colaborativas entre os profissionais e a equipe gestora da instituição, em relação ao público específico do Atendimento Educacional Especializado (jovens com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento, superdotação/altas habilidades). A construção seguiu os preceitos da complexidade (MORIN, 2016) e das práticas de aprendizagem integradoras e inclusivas (ALVES, 2016). O caminho metodológico seguido foi à análise documental (ALESSANDRA PIMENTEL, 2001) onde foi possível olhar para um conjunto de documento de forma analítica a fim da extração de dados para o mapeamento dos estudantes com deficiência. Foram mapeados os alunos que fazem parte desse público: os CIDs apresentados pelos alunos foram: F84.0 Autismo Infantil, F72.1 Retardo mental moderado/grave, F29 Psicose não-orgânica, F71 Retardo Mental, G40.9 Epilepsia não identificada, I69- Sequelas de doenças cerebrovasculares (Distúrbio físico), F70 - Retardo mental leve, F90.0 - Distúrbios da atividade e da atenção, F71 - Retardo mental moderado, F90.0 - Distúrbios da atividade e da atenção, F31.2- Transtorno afetivo bipolar, episódio atual maníaco com sintomas psicóticos, F07.2- Síndrome pós-traumática. Alguns alunos apresentaram laudo médico com o diagnóstico, mas não constava o CID, são eles: Baixa visão, Deficiência física, Calcificação extra axial parietal esquerda. (Distúrbio físico) e dificuldades no processo de aprendizagem, surdez. Alguns alunos apresentam mais de um CID ou um laudo afirmando mais de uma deficiência, o que pode ser justificado com a apresentação de 12 CIDs para 9 alunos e 6 deficiências atestadas com laudo médico para 4 estudantes." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD5_ID14010_TB2463_04082022103444.pdf" "created_at" => "2022-12-12 11:42:17" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSANE BATISTA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "ROSANE" "autor_email" => "rosanebatistasouza87@gmai" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "educacao-especial" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Especial" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT10" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7bf6f8177a_30012023100031.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:45:31" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 251 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "educacao-especial" "nome" => "CONEDU - Educação Especial" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT10" "logo" => null "capa" => "63d7bf6f8177a_30012023100031.jpg" "timbrado" => "62cdb33b28cff_12072022144531.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:45:31" "updated_at" => "2023-02-01 10:58:12" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 251 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "educacao-especial" "nome" => "CONEDU - Educação Especial" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT10" "logo" => null "capa" => "63d7bf6f8177a_30012023100031.jpg" "timbrado" => "62cdb33b28cff_12072022144531.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:45:31" "updated_at" => "2023-02-01 10:58:12" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 145 "edicao_id" => 251 "codigo" => "978-65-86901-86-3" "capa" => "63d7bf6f84064_30012023100031.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação Especial" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n EZER WELLINGTON GOMES LIMA """ "conselho_editorial" => """ AILTON BARCELOS DA COSTA (UFSCAR)<br />\r\n ANDREZZA BELOTA LOES MACHADO (UEA)<br />\r\n ANDRIALEX WILLIAM DA SILVA (UFRN)<br />\r\n ANTONIO MICHEL DE JESUS DE OLIVEIRA MIRANDA (UNICAP)<br />\r\n AURELIANA DA SILVA TAVARES (UFPB)<br />\r\n AZIEL ALVES DE ARRUDA <br />\r\n CAMILA SONCINI NOGUEIRA (UFR)<br />\r\n EDÊLMA TARGINO (UNIFIP)<br />\r\n EDINEI MESSIAS ALECRIM CENTRO UNIVERSITARIO - UNIFAEL, UNIVERSIDAD INTERAMERICANA<br />\r\n ELAINE REIS LAUREANO (UFPB)<br />\r\n ELAYNE CRISTINA ROCHA DIAS (UFMG)<br />\r\n GISLENE DE ARAÚJO ALVES (IFRN)<br />\r\n ÍTALO SOARES DA SILVA (UERN)<br />\r\n JAMMERSON YURI DA SILVA (UFRN)<br />\r\n JOAB (UEA)<br />\r\n JOSÉ ALVES DE OLIVEIRA NETO (IFCE)<br />\r\n LOIDE LEITE ARAGÃO PINTO <br />\r\n LUCIANA LENIRA DE SOUZA (USFX)<br />\r\n LUIS CARLOS DOS SANTOS (CRAS - Aguimar Mendonça)<br />\r\n MAGALI INÊS PESSINI (IFSC)<br />\r\n MARIA APARECIDA DANTAS BEZERRA (UNISC)<br />\r\n MIRTES RIBEIRO DE LIRA <br />\r\n MOLISE DE BEM MAGNABOSCO (UNESP)<br />\r\n MONICA DIAS DE ARAÚJO (UEA)<br />\r\n NYSHERDSON FERNANDES DE BARROS (FPB)<br />\r\n PATRÍCIA BERNARDI ROCKENBACH (UFR)<br />\r\n PATRÍCIA MARA DOS SANTOS MACHADO <br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n PRISCILLA RAMOS FIGUEIREDO CUNHA (SECRETARIA MUNICIPAL DE ITABORAÍ)<br />\r\n RAÍSSA MATOS FERREIRA (UFAL)<br />\r\n ROBERTA DE SOUSA MÉLO (UNIVASF)<br />\r\n SAMUEL VINENTE DA SILVA JUNIOR (IFSP)<br />\r\n SORAIA SILVA PRIETCH (UFR)<br />\r\n VANESSA DA SILVA BALBINO (UFRJ/UFF)<br />\r\n VILMA APARECIDA BIANCHI (UNESP)<br />\r\n WESLEY PEREIRA DA SILVA (SEDUC-DF) """ "ficha_catalografica" => "63ef78cecb35d_17022023095334.pdf" "arquivo" => "17022023095258-CONEDU---EDUCACAO-ESPECIAL.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:45:31" "updated_at" => "2023-02-17 09:53:34" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 145 "edicao_id" => 251 "codigo" => "978-65-86901-86-3" "capa" => "63d7bf6f84064_30012023100031.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação Especial" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n EZER WELLINGTON GOMES LIMA """ "conselho_editorial" => """ AILTON BARCELOS DA COSTA (UFSCAR)<br />\r\n ANDREZZA BELOTA LOES MACHADO (UEA)<br />\r\n ANDRIALEX WILLIAM DA SILVA (UFRN)<br />\r\n ANTONIO MICHEL DE JESUS DE OLIVEIRA MIRANDA (UNICAP)<br />\r\n AURELIANA DA SILVA TAVARES (UFPB)<br />\r\n AZIEL ALVES DE ARRUDA <br />\r\n CAMILA SONCINI NOGUEIRA (UFR)<br />\r\n EDÊLMA TARGINO (UNIFIP)<br />\r\n EDINEI MESSIAS ALECRIM CENTRO UNIVERSITARIO - UNIFAEL, UNIVERSIDAD INTERAMERICANA<br />\r\n ELAINE REIS LAUREANO (UFPB)<br />\r\n ELAYNE CRISTINA ROCHA DIAS (UFMG)<br />\r\n GISLENE DE ARAÚJO ALVES (IFRN)<br />\r\n ÍTALO SOARES DA SILVA (UERN)<br />\r\n JAMMERSON YURI DA SILVA (UFRN)<br />\r\n JOAB (UEA)<br />\r\n JOSÉ ALVES DE OLIVEIRA NETO (IFCE)<br />\r\n LOIDE LEITE ARAGÃO PINTO <br />\r\n LUCIANA LENIRA DE SOUZA (USFX)<br />\r\n LUIS CARLOS DOS SANTOS (CRAS - Aguimar Mendonça)<br />\r\n MAGALI INÊS PESSINI (IFSC)<br />\r\n MARIA APARECIDA DANTAS BEZERRA (UNISC)<br />\r\n MIRTES RIBEIRO DE LIRA <br />\r\n MOLISE DE BEM MAGNABOSCO (UNESP)<br />\r\n MONICA DIAS DE ARAÚJO (UEA)<br />\r\n NYSHERDSON FERNANDES DE BARROS (FPB)<br />\r\n PATRÍCIA BERNARDI ROCKENBACH (UFR)<br />\r\n PATRÍCIA MARA DOS SANTOS MACHADO <br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n PRISCILLA RAMOS FIGUEIREDO CUNHA (SECRETARIA MUNICIPAL DE ITABORAÍ)<br />\r\n RAÍSSA MATOS FERREIRA (UFAL)<br />\r\n ROBERTA DE SOUSA MÉLO (UNIVASF)<br />\r\n SAMUEL VINENTE DA SILVA JUNIOR (IFSP)<br />\r\n SORAIA SILVA PRIETCH (UFR)<br />\r\n VANESSA DA SILVA BALBINO (UFRJ/UFF)<br />\r\n VILMA APARECIDA BIANCHI (UNESP)<br />\r\n WESLEY PEREIRA DA SILVA (SEDUC-DF) """ "ficha_catalografica" => "63ef78cecb35d_17022023095334.pdf" "arquivo" => "17022023095258-CONEDU---EDUCACAO-ESPECIAL.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:45:31" "updated_at" => "2023-02-17 09:53:34" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }