MEDIAÇÃO DE LEITURA NO ENSINO SUPERIOR: POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO DE UMA ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
"2022-07-12 14:45:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 91593 "edicao_id" => 251 "trabalho_id" => 3765 "inscrito_id" => 15776 "titulo" => "MEDIAÇÃO DE LEITURA NO ENSINO SUPERIOR: POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO DE UMA ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL" "resumo" => "Em consonância com a perspectiva interacionista de leitura (SOLÉ, 2015; CAMPS, COLOMER, 2002; PETI, 2008; YUNES, 2009), cujos princípios subjazem um leitor ativo, crítico, cidadão, livres e capazes de participar ativamente de diversos eventos de letramento na sociedade, nos questionamos: como propor situações de leitura em que estudantes com deficiência intelectual possam construir sentidos sobre os textos científicos compartilhados nas aulas? Que estratégias podem ser utilizadas pela professora mediadora na intenção de ajudar esses estudantes a construir sentidos sobre o que ouve ou lê? Partindo do princípio de que a finalidade da leitura tem como primeiro objetivo o uso social, o presente estudo tem como objetivo central analisar a mediação de sessões de leitura individualizada voltadas, especificamente, para inclusão de uma estudante com deficiência intelectual no componente curricular de Português Instrumental, do Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica. De natureza qualitativa (STAKE, 2011; IBIAPINA, 2008), o estudo analisou as videogravações e transcrições de aulas/atividades remotas mediadas ao longo de dois semestres. Nesse período, foram experienciadas várias estratégias. No entanto, os dados produzidos na pesquisa nos sinalizaram que os momentos em que a professora percebe uma maior compreensão do texto verbal é, justamente, no momento em que há uma interação antes, durante e depois da leitura, resgatando os conhecimentos prévios, buscando informações explícitas no texto, mobilizando pequenas inferências e potencializando comentários de elaboração pessoal sobre a temática. Concluímos, então, que a mediação docente é fundamental no processo de construção de sentidos de textos científicos, especialmente quando se trata de estudantes com deficiência intelectual." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID15776_TB3765_30112022222810.pdf" "created_at" => "2022-12-12 11:42:17" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANA JÚLIA DE ARAÚJO TENÓRIO" "autor_nome_curto" => "FABIANA JULIA" "autor_email" => "fabianajulia@pesqueira.if" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "educacao-especial" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Especial" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT10" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7bf6f8177a_30012023100031.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:45:31" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 91593 "edicao_id" => 251 "trabalho_id" => 3765 "inscrito_id" => 15776 "titulo" => "MEDIAÇÃO DE LEITURA NO ENSINO SUPERIOR: POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO DE UMA ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL" "resumo" => "Em consonância com a perspectiva interacionista de leitura (SOLÉ, 2015; CAMPS, COLOMER, 2002; PETI, 2008; YUNES, 2009), cujos princípios subjazem um leitor ativo, crítico, cidadão, livres e capazes de participar ativamente de diversos eventos de letramento na sociedade, nos questionamos: como propor situações de leitura em que estudantes com deficiência intelectual possam construir sentidos sobre os textos científicos compartilhados nas aulas? Que estratégias podem ser utilizadas pela professora mediadora na intenção de ajudar esses estudantes a construir sentidos sobre o que ouve ou lê? Partindo do princípio de que a finalidade da leitura tem como primeiro objetivo o uso social, o presente estudo tem como objetivo central analisar a mediação de sessões de leitura individualizada voltadas, especificamente, para inclusão de uma estudante com deficiência intelectual no componente curricular de Português Instrumental, do Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica. De natureza qualitativa (STAKE, 2011; IBIAPINA, 2008), o estudo analisou as videogravações e transcrições de aulas/atividades remotas mediadas ao longo de dois semestres. Nesse período, foram experienciadas várias estratégias. No entanto, os dados produzidos na pesquisa nos sinalizaram que os momentos em que a professora percebe uma maior compreensão do texto verbal é, justamente, no momento em que há uma interação antes, durante e depois da leitura, resgatando os conhecimentos prévios, buscando informações explícitas no texto, mobilizando pequenas inferências e potencializando comentários de elaboração pessoal sobre a temática. Concluímos, então, que a mediação docente é fundamental no processo de construção de sentidos de textos científicos, especialmente quando se trata de estudantes com deficiência intelectual." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID15776_TB3765_30112022222810.pdf" "created_at" => "2022-12-12 11:42:17" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANA JÚLIA DE ARAÚJO TENÓRIO" "autor_nome_curto" => "FABIANA JULIA" "autor_email" => "fabianajulia@pesqueira.if" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "educacao-especial" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Especial" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT10" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7bf6f8177a_30012023100031.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:45:31" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 251 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "educacao-especial" "nome" => "CONEDU - Educação Especial" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT10" "logo" => null "capa" => "63d7bf6f8177a_30012023100031.jpg" "timbrado" => "62cdb33b28cff_12072022144531.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:45:31" "updated_at" => "2023-02-01 10:58:12" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 251 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "educacao-especial" "nome" => "CONEDU - Educação Especial" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT10" "logo" => null "capa" => "63d7bf6f8177a_30012023100031.jpg" "timbrado" => "62cdb33b28cff_12072022144531.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:45:31" "updated_at" => "2023-02-01 10:58:12" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 145 "edicao_id" => 251 "codigo" => "978-65-86901-86-3" "capa" => "63d7bf6f84064_30012023100031.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação Especial" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n EZER WELLINGTON GOMES LIMA """ "conselho_editorial" => """ AILTON BARCELOS DA COSTA (UFSCAR)<br />\r\n ANDREZZA BELOTA LOES MACHADO (UEA)<br />\r\n ANDRIALEX WILLIAM DA SILVA (UFRN)<br />\r\n ANTONIO MICHEL DE JESUS DE OLIVEIRA MIRANDA (UNICAP)<br />\r\n AURELIANA DA SILVA TAVARES (UFPB)<br />\r\n AZIEL ALVES DE ARRUDA <br />\r\n CAMILA SONCINI NOGUEIRA (UFR)<br />\r\n EDÊLMA TARGINO (UNIFIP)<br />\r\n EDINEI MESSIAS ALECRIM CENTRO UNIVERSITARIO - UNIFAEL, UNIVERSIDAD INTERAMERICANA<br />\r\n ELAINE REIS LAUREANO (UFPB)<br />\r\n ELAYNE CRISTINA ROCHA DIAS (UFMG)<br />\r\n GISLENE DE ARAÚJO ALVES (IFRN)<br />\r\n ÍTALO SOARES DA SILVA (UERN)<br />\r\n JAMMERSON YURI DA SILVA (UFRN)<br />\r\n JOAB (UEA)<br />\r\n JOSÉ ALVES DE OLIVEIRA NETO (IFCE)<br />\r\n LOIDE LEITE ARAGÃO PINTO <br />\r\n LUCIANA LENIRA DE SOUZA (USFX)<br />\r\n LUIS CARLOS DOS SANTOS (CRAS - Aguimar Mendonça)<br />\r\n MAGALI INÊS PESSINI (IFSC)<br />\r\n MARIA APARECIDA DANTAS BEZERRA (UNISC)<br />\r\n MIRTES RIBEIRO DE LIRA <br />\r\n MOLISE DE BEM MAGNABOSCO (UNESP)<br />\r\n MONICA DIAS DE ARAÚJO (UEA)<br />\r\n NYSHERDSON FERNANDES DE BARROS (FPB)<br />\r\n PATRÍCIA BERNARDI ROCKENBACH (UFR)<br />\r\n PATRÍCIA MARA DOS SANTOS MACHADO <br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n PRISCILLA RAMOS FIGUEIREDO CUNHA (SECRETARIA MUNICIPAL DE ITABORAÍ)<br />\r\n RAÍSSA MATOS FERREIRA (UFAL)<br />\r\n ROBERTA DE SOUSA MÉLO (UNIVASF)<br />\r\n SAMUEL VINENTE DA SILVA JUNIOR (IFSP)<br />\r\n SORAIA SILVA PRIETCH (UFR)<br />\r\n VANESSA DA SILVA BALBINO (UFRJ/UFF)<br />\r\n VILMA APARECIDA BIANCHI (UNESP)<br />\r\n WESLEY PEREIRA DA SILVA (SEDUC-DF) """ "ficha_catalografica" => "63ef78cecb35d_17022023095334.pdf" "arquivo" => "17022023095258-CONEDU---EDUCACAO-ESPECIAL.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:45:31" "updated_at" => "2023-02-17 09:53:34" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 145 "edicao_id" => 251 "codigo" => "978-65-86901-86-3" "capa" => "63d7bf6f84064_30012023100031.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação Especial" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n EZER WELLINGTON GOMES LIMA """ "conselho_editorial" => """ AILTON BARCELOS DA COSTA (UFSCAR)<br />\r\n ANDREZZA BELOTA LOES MACHADO (UEA)<br />\r\n ANDRIALEX WILLIAM DA SILVA (UFRN)<br />\r\n ANTONIO MICHEL DE JESUS DE OLIVEIRA MIRANDA (UNICAP)<br />\r\n AURELIANA DA SILVA TAVARES (UFPB)<br />\r\n AZIEL ALVES DE ARRUDA <br />\r\n CAMILA SONCINI NOGUEIRA (UFR)<br />\r\n EDÊLMA TARGINO (UNIFIP)<br />\r\n EDINEI MESSIAS ALECRIM CENTRO UNIVERSITARIO - UNIFAEL, UNIVERSIDAD INTERAMERICANA<br />\r\n ELAINE REIS LAUREANO (UFPB)<br />\r\n ELAYNE CRISTINA ROCHA DIAS (UFMG)<br />\r\n GISLENE DE ARAÚJO ALVES (IFRN)<br />\r\n ÍTALO SOARES DA SILVA (UERN)<br />\r\n JAMMERSON YURI DA SILVA (UFRN)<br />\r\n JOAB (UEA)<br />\r\n JOSÉ ALVES DE OLIVEIRA NETO (IFCE)<br />\r\n LOIDE LEITE ARAGÃO PINTO <br />\r\n LUCIANA LENIRA DE SOUZA (USFX)<br />\r\n LUIS CARLOS DOS SANTOS (CRAS - Aguimar Mendonça)<br />\r\n MAGALI INÊS PESSINI (IFSC)<br />\r\n MARIA APARECIDA DANTAS BEZERRA (UNISC)<br />\r\n MIRTES RIBEIRO DE LIRA <br />\r\n MOLISE DE BEM MAGNABOSCO (UNESP)<br />\r\n MONICA DIAS DE ARAÚJO (UEA)<br />\r\n NYSHERDSON FERNANDES DE BARROS (FPB)<br />\r\n PATRÍCIA BERNARDI ROCKENBACH (UFR)<br />\r\n PATRÍCIA MARA DOS SANTOS MACHADO <br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n PRISCILLA RAMOS FIGUEIREDO CUNHA (SECRETARIA MUNICIPAL DE ITABORAÍ)<br />\r\n RAÍSSA MATOS FERREIRA (UFAL)<br />\r\n ROBERTA DE SOUSA MÉLO (UNIVASF)<br />\r\n SAMUEL VINENTE DA SILVA JUNIOR (IFSP)<br />\r\n SORAIA SILVA PRIETCH (UFR)<br />\r\n VANESSA DA SILVA BALBINO (UFRJ/UFF)<br />\r\n VILMA APARECIDA BIANCHI (UNESP)<br />\r\n WESLEY PEREIRA DA SILVA (SEDUC-DF) """ "ficha_catalografica" => "63ef78cecb35d_17022023095334.pdf" "arquivo" => "17022023095258-CONEDU---EDUCACAO-ESPECIAL.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:45:31" "updated_at" => "2023-02-17 09:53:34" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }