ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL SOB O VIÉS DO PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO
"2022-07-12 14:45:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 91576 "edicao_id" => 251 "trabalho_id" => 1681 "inscrito_id" => 12191 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL SOB O VIÉS DO PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO" "resumo" => "O ensaio aqui apresentado está inserido no projeto que propôs uma investigação voltada para o ensino da leitura, escrita e letramento de jovens e adultos com deficiência intelectual por meio de um programa de formação continuada. Sendo assim, teve como objetivo desenvolver um programa de formação docente para atuação com planos educacionais individualizados para este alunado. A intenção foi colaborar com a perspectiva da inclusão escolar por meio do desenvolvimento e aplicação de práticas pedagógicas que favoreçam esse processo a este público. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa, nos pressupostos da pesquisa-ação em todas as fases propostas no estudo, por meio remoto devido a pandemia. A intenção foi desenvolver uma formação para além da descrição de atividades de alfabetização, permitindo que o docente fosse capaz de contextualizar uma prática individualizada conforme as especificidades do alunado. Dessa forma, buscou-se colaborar com a sistematização de ações dialógicas para favorecer o processo de alfabetização de jovens com deficiência intelectual. O protocolo do estudo favoreceu o desenvolvimento das práticas dos cursistas para alfabetizar por meio da mediação tecnológica e do trabalho colaborativo com demais cursistas. Os estudantes com deficiência intelectual participantes do estudo se beneficiaram de atividades pedagógicas no contexto de seu domicílio, por meio da proposta de formação para aplicação de plano educacionais individualizado (PEI), com a mediação de recursos tecnológicos e trabalho colaborativo. O estudo demonstrou uma possibilidade de sistematização do atendimento educacional especializado remoto para o alunado com deficiência intelectual com ênfase em atividades personalizadas." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID12191_TB1681_01122022090452.pdf" "created_at" => "2022-12-12 11:42:17" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUZANLI ESTEF" "autor_nome_curto" => "SUZANLI ESTEF" "autor_email" => "suzanli_estef@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "educacao-especial" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Especial" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT10" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7bf6f8177a_30012023100031.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:45:31" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 91576 "edicao_id" => 251 "trabalho_id" => 1681 "inscrito_id" => 12191 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL SOB O VIÉS DO PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO" "resumo" => "O ensaio aqui apresentado está inserido no projeto que propôs uma investigação voltada para o ensino da leitura, escrita e letramento de jovens e adultos com deficiência intelectual por meio de um programa de formação continuada. Sendo assim, teve como objetivo desenvolver um programa de formação docente para atuação com planos educacionais individualizados para este alunado. A intenção foi colaborar com a perspectiva da inclusão escolar por meio do desenvolvimento e aplicação de práticas pedagógicas que favoreçam esse processo a este público. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa, nos pressupostos da pesquisa-ação em todas as fases propostas no estudo, por meio remoto devido a pandemia. A intenção foi desenvolver uma formação para além da descrição de atividades de alfabetização, permitindo que o docente fosse capaz de contextualizar uma prática individualizada conforme as especificidades do alunado. Dessa forma, buscou-se colaborar com a sistematização de ações dialógicas para favorecer o processo de alfabetização de jovens com deficiência intelectual. O protocolo do estudo favoreceu o desenvolvimento das práticas dos cursistas para alfabetizar por meio da mediação tecnológica e do trabalho colaborativo com demais cursistas. Os estudantes com deficiência intelectual participantes do estudo se beneficiaram de atividades pedagógicas no contexto de seu domicílio, por meio da proposta de formação para aplicação de plano educacionais individualizado (PEI), com a mediação de recursos tecnológicos e trabalho colaborativo. O estudo demonstrou uma possibilidade de sistematização do atendimento educacional especializado remoto para o alunado com deficiência intelectual com ênfase em atividades personalizadas." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID12191_TB1681_01122022090452.pdf" "created_at" => "2022-12-12 11:42:17" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUZANLI ESTEF" "autor_nome_curto" => "SUZANLI ESTEF" "autor_email" => "suzanli_estef@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "educacao-especial" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Especial" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT10" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7bf6f8177a_30012023100031.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:45:31" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 251 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "educacao-especial" "nome" => "CONEDU - Educação Especial" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT10" "logo" => null "capa" => "63d7bf6f8177a_30012023100031.jpg" "timbrado" => "62cdb33b28cff_12072022144531.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:45:31" "updated_at" => "2023-02-01 10:58:12" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 251 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "educacao-especial" "nome" => "CONEDU - Educação Especial" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT10" "logo" => null "capa" => "63d7bf6f8177a_30012023100031.jpg" "timbrado" => "62cdb33b28cff_12072022144531.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:45:31" "updated_at" => "2023-02-01 10:58:12" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 145 "edicao_id" => 251 "codigo" => "978-65-86901-86-3" "capa" => "63d7bf6f84064_30012023100031.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação Especial" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n EZER WELLINGTON GOMES LIMA """ "conselho_editorial" => """ AILTON BARCELOS DA COSTA (UFSCAR)<br />\r\n ANDREZZA BELOTA LOES MACHADO (UEA)<br />\r\n ANDRIALEX WILLIAM DA SILVA (UFRN)<br />\r\n ANTONIO MICHEL DE JESUS DE OLIVEIRA MIRANDA (UNICAP)<br />\r\n AURELIANA DA SILVA TAVARES (UFPB)<br />\r\n AZIEL ALVES DE ARRUDA <br />\r\n CAMILA SONCINI NOGUEIRA (UFR)<br />\r\n EDÊLMA TARGINO (UNIFIP)<br />\r\n EDINEI MESSIAS ALECRIM CENTRO UNIVERSITARIO - UNIFAEL, UNIVERSIDAD INTERAMERICANA<br />\r\n ELAINE REIS LAUREANO (UFPB)<br />\r\n ELAYNE CRISTINA ROCHA DIAS (UFMG)<br />\r\n GISLENE DE ARAÚJO ALVES (IFRN)<br />\r\n ÍTALO SOARES DA SILVA (UERN)<br />\r\n JAMMERSON YURI DA SILVA (UFRN)<br />\r\n JOAB (UEA)<br />\r\n JOSÉ ALVES DE OLIVEIRA NETO (IFCE)<br />\r\n LOIDE LEITE ARAGÃO PINTO <br />\r\n LUCIANA LENIRA DE SOUZA (USFX)<br />\r\n LUIS CARLOS DOS SANTOS (CRAS - Aguimar Mendonça)<br />\r\n MAGALI INÊS PESSINI (IFSC)<br />\r\n MARIA APARECIDA DANTAS BEZERRA (UNISC)<br />\r\n MIRTES RIBEIRO DE LIRA <br />\r\n MOLISE DE BEM MAGNABOSCO (UNESP)<br />\r\n MONICA DIAS DE ARAÚJO (UEA)<br />\r\n NYSHERDSON FERNANDES DE BARROS (FPB)<br />\r\n PATRÍCIA BERNARDI ROCKENBACH (UFR)<br />\r\n PATRÍCIA MARA DOS SANTOS MACHADO <br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n PRISCILLA RAMOS FIGUEIREDO CUNHA (SECRETARIA MUNICIPAL DE ITABORAÍ)<br />\r\n RAÍSSA MATOS FERREIRA (UFAL)<br />\r\n ROBERTA DE SOUSA MÉLO (UNIVASF)<br />\r\n SAMUEL VINENTE DA SILVA JUNIOR (IFSP)<br />\r\n SORAIA SILVA PRIETCH (UFR)<br />\r\n VANESSA DA SILVA BALBINO (UFRJ/UFF)<br />\r\n VILMA APARECIDA BIANCHI (UNESP)<br />\r\n WESLEY PEREIRA DA SILVA (SEDUC-DF) """ "ficha_catalografica" => "63ef78cecb35d_17022023095334.pdf" "arquivo" => "17022023095258-CONEDU---EDUCACAO-ESPECIAL.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:45:31" "updated_at" => "2023-02-17 09:53:34" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 145 "edicao_id" => 251 "codigo" => "978-65-86901-86-3" "capa" => "63d7bf6f84064_30012023100031.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação Especial" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n EZER WELLINGTON GOMES LIMA """ "conselho_editorial" => """ AILTON BARCELOS DA COSTA (UFSCAR)<br />\r\n ANDREZZA BELOTA LOES MACHADO (UEA)<br />\r\n ANDRIALEX WILLIAM DA SILVA (UFRN)<br />\r\n ANTONIO MICHEL DE JESUS DE OLIVEIRA MIRANDA (UNICAP)<br />\r\n AURELIANA DA SILVA TAVARES (UFPB)<br />\r\n AZIEL ALVES DE ARRUDA <br />\r\n CAMILA SONCINI NOGUEIRA (UFR)<br />\r\n EDÊLMA TARGINO (UNIFIP)<br />\r\n EDINEI MESSIAS ALECRIM CENTRO UNIVERSITARIO - UNIFAEL, UNIVERSIDAD INTERAMERICANA<br />\r\n ELAINE REIS LAUREANO (UFPB)<br />\r\n ELAYNE CRISTINA ROCHA DIAS (UFMG)<br />\r\n GISLENE DE ARAÚJO ALVES (IFRN)<br />\r\n ÍTALO SOARES DA SILVA (UERN)<br />\r\n JAMMERSON YURI DA SILVA (UFRN)<br />\r\n JOAB (UEA)<br />\r\n JOSÉ ALVES DE OLIVEIRA NETO (IFCE)<br />\r\n LOIDE LEITE ARAGÃO PINTO <br />\r\n LUCIANA LENIRA DE SOUZA (USFX)<br />\r\n LUIS CARLOS DOS SANTOS (CRAS - Aguimar Mendonça)<br />\r\n MAGALI INÊS PESSINI (IFSC)<br />\r\n MARIA APARECIDA DANTAS BEZERRA (UNISC)<br />\r\n MIRTES RIBEIRO DE LIRA <br />\r\n MOLISE DE BEM MAGNABOSCO (UNESP)<br />\r\n MONICA DIAS DE ARAÚJO (UEA)<br />\r\n NYSHERDSON FERNANDES DE BARROS (FPB)<br />\r\n PATRÍCIA BERNARDI ROCKENBACH (UFR)<br />\r\n PATRÍCIA MARA DOS SANTOS MACHADO <br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n PRISCILLA RAMOS FIGUEIREDO CUNHA (SECRETARIA MUNICIPAL DE ITABORAÍ)<br />\r\n RAÍSSA MATOS FERREIRA (UFAL)<br />\r\n ROBERTA DE SOUSA MÉLO (UNIVASF)<br />\r\n SAMUEL VINENTE DA SILVA JUNIOR (IFSP)<br />\r\n SORAIA SILVA PRIETCH (UFR)<br />\r\n VANESSA DA SILVA BALBINO (UFRJ/UFF)<br />\r\n VILMA APARECIDA BIANCHI (UNESP)<br />\r\n WESLEY PEREIRA DA SILVA (SEDUC-DF) """ "ficha_catalografica" => "63ef78cecb35d_17022023095334.pdf" "arquivo" => "17022023095258-CONEDU---EDUCACAO-ESPECIAL.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:45:31" "updated_at" => "2023-02-17 09:53:34" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }