As orientações do Ministério da Educação (MEC) atuam com base nas diretrizes políticas e pedagógicas da educação inclusiva, na qual todos têm o direito de aprender juntos sem nenhum tipo de descriminação e estabelece a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva de Educação Inclusiva (BRASIL, 2008). Por meios dos objetivos propostos nessa política, destacamos os que buscam garantir o atendimento educacional especializado (AEE) e a formação de professores para atuar nesse atendimento, assim como os demais profissionais da educação básica para inclusão escolar. O AEE é o conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedagógicos, organizados institucionalmente e continuamente, de forma complementar ou suplementar. Com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, a Educação Especial é uma modalidade de ensino presente em todos os níveis, etapas e modalidades do sistema educacional, responsável por realizar o AEE, disponibiliza os recursos e serviços e orienta a sua prática nas turmas comuns do ensino regular. Seu público alvo são os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. O AEE é operacionalizado, quanto ao atendimento dos alunos da Educação Especial, nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), que são ambientes dotados de equipamentos, mobiliários, materiais didáticos e pedagógicos. Em decorrência da ampliação das matrículas e o acesso do aluno da Educação Especial ao ensino regular e considerando a necessidade de uma nova estruturação da rede para atender o que está estabelecido na Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, muitas questões surgem. Essas questões estão relacionadas ao que está assegurado a esses alunos e elas envolvem métodos, currículos, equipamentos, eliminação de barreiras arquitetônicas, o AEE e formação de professores para este atendimento.