Este trabalho apresenta uma discussão sobre o ensino de solos, geologia e relevo, ao abordar o espaço externo de uma escola pública por meio da aula de campo no ensino de Geografia Física. De forma geral, visa discutir a contribuição da aula de campo para o ensino de conceitos relacionados às temáticas da questão físico-ambiental, a partir da análise, observação e entendimento dos fenômenos e elementos por alunos do ensino médio de uma escola pública da cidade de Oeiras, Piauí. Os procedimentos metodológicos se basearam inicialmente com uma discussão em sala de aula dos temas que se relacionam ao contexto físico-ambiental, em seguida realizou-se a atividade de campo em alguns pontos do IFPI Campus Oeiras, pautado numa metodologia de observação e discussão dos temas trabalhados. Ressalta-se que um estudo bibliográfico também se mostrou importante para a conclusão desse trabalho. Ao colocar para os alunos a proposta de analisar o ambiente externo da sala de aula, mas ainda permanecendo no espaço escolar, com o objetivo de averiguar na paisagem alguns processos que envolvem o temário de solos, geologia e o relevo dos locais pontuados, pode-se provocar nos alunos entender no ambiente aquilo que estudam em forma de conceitos em sala de aula. Desse modo, percebeu-se que a realização do campo foi uma metodologia importante que facilitou ao alunado a compreensão do que foi estudado, assim como possibilitou despertar nos alunos a aproximação teoria e prática, problematizando os fenômenos que se manifestam e constituem o ambiente da escola presentes na cidade de Oeiras, Piauí