O estudo aqui apresentado teve como objetivo desenvolver um formulário para a avaliação de programas de formações continuadas ofertadas a professores. O instrumento foi elaborado a partir de um estudo bibliográfico e contou com a validação de quatro profissionais da área. Dentre as fontes pesquisadas, destaca-se o relatório produzido por Moriconi et al (2017) que aponta cinco características comuns de iniciativas de formação continuada eficazes, são elas: conhecimento pedagógico do conteúdo, métodos ativos de aprendizagem, participação coletiva, duração prolongada e coerência. Em relação a estratégias adotadas, Garet et al (2001) explica que a revisão dos trabalhos de estudantes deve ser realizada examinando, discutindo e revendo as respostas dadas por eles. Essa atividade é muito valiosa, pois auxilia o professor a entender o raciocínio utilizado pelos estudos. Ao se enfatizar a relevância dessa política pública, vale citar a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que passa, necessariamente, pela formação inicial e continuada dos docentes (CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2022) e a meta 16 do Plano Nacional de Educação (PNE), que, entre outros objetivos, busca garantir a todos os profissionais da educação básica formação continuada em sua área de atuação (BRASIL, 2022). Como resultado, o formulário final possui três grandes grupos de itens: conteúdos das formações, estratégias adotadas e gestão da formação. Alguns dos itens que o formulário busca observar são: conteúdos disciplinares são abordados na formação; utiliza-se métodos ativos de aprendizagem; há o desenvolvimento de atividades em grupo; no início da formação os objetivos do encontro são apresentados; há gestão do tempo de forma a garantir que todos os conteúdos sejam discutidos de forma adequada e os cursistas apresentam trabalhos produzidos a partir das formações.