O uso das tecnologias da informação e comunicação representam atualmente um horizonte de oportunidades para potencializar as rotinas de trabalho, a comunicação pessoal e coletiva, bem como podem facilitar, dinamizar e tornas mais atraentes as aulas de estudantes tanto da graduação, quanto da educação básica. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é apresentar a inclusão da disciplina de tecnologia da informação e comunicação no currículo do ensino fundamental anos finais em tempo integral de Bom Jesus/RN. A disciplina foi incluída como integrante da base complementar, considerando a importância de se trabalhar o letramento digital, conforme recomendado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com duas aulas semanais, e ministrada por profissional formado na área, a disciplina de tecnologia da informação e comunicação oportunizou aos alunos o aprendizado teórico quanto aos conceitos de informática, assim como habilidades e competências práticas relativas ao manuseio de chromebooks e tablets. Além disso, os alunos também puderam aprender sobre robótica com o uso do laboratório móvel de aprendizagem criativa e robótica maker, o qual pode proporcionar o incentivo a cultura maker, com o desenvolvimento de habilidades e competências para a proatividade, inovação e trabalho em equipe. A adoção de estratégias de ensino que utilizem equipamentos digitais e a gamificação podem representar importantes medidas para atrair os alunos para as aulas, bem como para se fomentar, desde cedo, a busca de adolescentes para seguir carreira nas áreas da tecnologia e informação, as quais apresentam um enorme potencial de formação acadêmica, com o aumento das vagas em cursos superiores na área, bem como de empregabilidade.