As compreensões sobre o meio ambiente, a partir dos diferentes campos do conhecimento e práticas socioambientais, são instrumentos contributivos para a sustentabilidade do planeta. Esta pesquisa buscou compreender e refletir sobre aspectos que apontam inter-relações teóricas entre a comunicação para a sustentabilidade e a educação ambiental, a partir de um olhar interdisciplinar. Para a metodologia, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, como principal mecanismo de integração entre as reflexões qualitativas apresentadas. O estudo segue um conjunto de reflexões iniciadas ainda em 2015 que considerou temas como: jornalismo ambiental, comunicação e educação, aspectos da educação ambiental e educação para a sustentabilidade, interdisciplinaridade e comunicação para a sustentabilidade. Os resultados apresentam um diagnóstico interdisciplinar, acerca da comunicação para a sustentabilidade e educação ambiental, a partir da compreensão de que, a efetivação da educação ambiental passa por práticas de comunicação. Sendo a comunicação e a educação campos interligados, ao serem compreendidos à luz da interdisciplinaridade, direcionam os pesquisadores, comunicadores e educadores para atualizadas compreensões sobre o meio ambiente e práticas socioeducativas/comunicativas. Por fim, apresenta-se uma reflexão acerca do escasso referencial interdisciplinar sobre comunicação para a sustentabilidade, fator que, enfraquece um debate mais aprofundado com relação ao tema. Ressalta-se ainda que, no contexto brasileiro, discussões como as que foram propostas neste estudo, possuem relevância significativa, especialmente ao serem considerados os aspectos históricos e atuais que negligenciam as questões ambientais.