Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TDIC NAS LICENCIATURAS: DISCUTINDO RESISTÊNCIAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 88333
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 863
    "inscrito_id" => 11443
    "titulo" => "TDIC NAS LICENCIATURAS: DISCUTINDO RESISTÊNCIAS"
    "resumo" => "O crescente avanço das tecnologias no cotidiano das pessoas e sua centralidade nas atividades escolares impostas pelo Ensino Remoto Emergencial, nos piores momentos da pandemia de COVID-19, fizeram ampliar a necessidade de dialogar acerca do lugar das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na formação inicial de professores. Assim, o principal objetivo deste trabalho é incitar reflexões sobre as resistências e as inseguranças de professores/as e licenciandos/as para incorporar as TDIC em suas práticas pedagógicas. Para tanto, partimos dos dados obtidos na formulação do estado do conhecimento , sendo a Análise de Conteúdo a técnica utilizada para estudá-los. As análises e discussões provenientes dos momentos descritos foram embasadas pelos ensinamentos dos estudiosos das áreas de Educação, Tecnologia Educacional e pelos postulados da Teoria Histórico-Cultural. Como resultado, destacamos que as resistências e as inseguranças em relação as TDIC foram apontadas como empecilho mais para os/as docentes do que para os/as licenciandos/as. Concluímos que o processo de apropriação das TDIC na educação escolar necessita da formação inicial de professores, e que essa, por sua vez, carece de constante atenção em seus diversos aspectos, sendo a preparação de seus docentes um fator decisivo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD1_ID11443_TB863_20062022100524.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOELCI MORA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Joelci Mora Sil"
    "autor_email" => "joelci.mora@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 88333
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 863
    "inscrito_id" => 11443
    "titulo" => "TDIC NAS LICENCIATURAS: DISCUTINDO RESISTÊNCIAS"
    "resumo" => "O crescente avanço das tecnologias no cotidiano das pessoas e sua centralidade nas atividades escolares impostas pelo Ensino Remoto Emergencial, nos piores momentos da pandemia de COVID-19, fizeram ampliar a necessidade de dialogar acerca do lugar das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na formação inicial de professores. Assim, o principal objetivo deste trabalho é incitar reflexões sobre as resistências e as inseguranças de professores/as e licenciandos/as para incorporar as TDIC em suas práticas pedagógicas. Para tanto, partimos dos dados obtidos na formulação do estado do conhecimento , sendo a Análise de Conteúdo a técnica utilizada para estudá-los. As análises e discussões provenientes dos momentos descritos foram embasadas pelos ensinamentos dos estudiosos das áreas de Educação, Tecnologia Educacional e pelos postulados da Teoria Histórico-Cultural. Como resultado, destacamos que as resistências e as inseguranças em relação as TDIC foram apontadas como empecilho mais para os/as docentes do que para os/as licenciandos/as. Concluímos que o processo de apropriação das TDIC na educação escolar necessita da formação inicial de professores, e que essa, por sua vez, carece de constante atenção em seus diversos aspectos, sendo a preparação de seus docentes um fator decisivo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD1_ID11443_TB863_20062022100524.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOELCI MORA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Joelci Mora Sil"
    "autor_email" => "joelci.mora@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O crescente avanço das tecnologias no cotidiano das pessoas e sua centralidade nas atividades escolares impostas pelo Ensino Remoto Emergencial, nos piores momentos da pandemia de COVID-19, fizeram ampliar a necessidade de dialogar acerca do lugar das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na formação inicial de professores. Assim, o principal objetivo deste trabalho é incitar reflexões sobre as resistências e as inseguranças de professores/as e licenciandos/as para incorporar as TDIC em suas práticas pedagógicas. Para tanto, partimos dos dados obtidos na formulação do estado do conhecimento , sendo a Análise de Conteúdo a técnica utilizada para estudá-los. As análises e discussões provenientes dos momentos descritos foram embasadas pelos ensinamentos dos estudiosos das áreas de Educação, Tecnologia Educacional e pelos postulados da Teoria Histórico-Cultural. Como resultado, destacamos que as resistências e as inseguranças em relação as TDIC foram apontadas como empecilho mais para os/as docentes do que para os/as licenciandos/as. Concluímos que o processo de apropriação das TDIC na educação escolar necessita da formação inicial de professores, e que essa, por sua vez, carece de constante atenção em seus diversos aspectos, sendo a preparação de seus docentes um fator decisivo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.