Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INTERAÇÃO ENTRE CONTEÚDO E FORMA: O LETRAMENTO LITERÁRIO NA INDISSOCIABILIDADE LITERATURA-GRAMÁTICA

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

A proposta surgiu a partir da de um questionamento em sala de aula a respeito da utilidade de se saber as “vozes do verbo”. Então, houve um levantamento de textos, cuja leitura mais aprofundada dependa de elementos gramaticais, tais como vozes do verbo, tipos de sujeito, colocação pronominal. Esses textos constituíram uma proposta didática, de modo que servissem de suporte para a constatação dos estudantes a respeito da utilidade de se compreender conceitos linguísticos. Considerando que o questionamento dos estudantes demonstrou um histórico problemático na lida com a Língua Portuguesa – enquanto disciplina –, e partindo da percepção de que “o problema certamente está no modo como se ensina português e naquilo que é ensinado sob o rótulo de língua portuguesa” (BAGNO, 1999), inevitavelmente a turma estava-nos evidenciando o que propõe Paulo Freire (1989), ao afirmar que “a leitura do mundo precede a leitura da palavra” (FREIRE, 1989). Com esse olhar, não só consideramos como também valorizamos a necessidade de a turma ter uma visão mais empírica dos conteúdos. Ao final da proposta, obtivemos – como resultado – enorme aceitação e compreensão dos conteúdos programáticos, a respeito dos quais não notamos mais resistência – inclusive nos conteúdos que se seguiram, mantendo-se a mesma proposta didática.

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