No Brasil por causa da pandemia as escolas foram fechadas e medidas alternativas de continuação do ensino foram iniciadas. O objetivo do trabalho foi realizar um levantamento bibliográfico sobre impacto que o covid-19 proporcionou nas crianças em processo de alfabetização e letramento, pais e professores e as principais dificuldades encontradas e com isso fazer algumas indagações. O desenho metodológico é de uma pesquisa bibliográfica exploratória de enfoque qualitativo. Utilizou-se como base de dados o portal da CAPES selecionando artigos de janeiro de 2020 a março de 2022 com pesquisa realizada no dia 20/03/2022. A primeira fase da filtragem foi a exclusão dos artigos repetidos e a segunda etapa foi a leitura do título e averiguação se está de acordo com o tema. Após essas seleções, foi realizada a leitura de todos e separados 10 artigos científicos, realizando-se uma síntese de acordo com o objetivo. As dificuldades encontradas foram enormes, porém novamente as maiores dificuldades ficaram a mercê de crianças e famílias mais pobres. Porém, também se mostrou uma resiliência por parte de mães e educadores na busca da continuação dos estudos. O real impacto na aprendizagem das crianças ainda não está claro e precisamos buscar mais estudos acerca deste tema. Provavelmente mais trabalhos serão publicados para nos ajudar a entender este contexto com os alunos, já com as aulas presenciais, porém o que realmente ficou claro, foi que houve um aumento da desigualdade educacional durante a pandemia e a necessidade de maiores investimentos na educação pública no Brasil.