A educação muda diariamente, mas nem todos os envolvidos nela acompanham tal mudança. É preciso que o aluno seja retirado ou ao menos tenha a opção de sair da posição passiva da educação, e passe a ser parte ativa do processo de ensino-aprendizagem. O jogo didático é uma alternativa viável e eficaz para ser aplicado em sala de aula, haja vista que é um procedimento mais palpável e lúdico, cujo os objetivos baseiam-se naqueles apresentados pelos criadores do jogo. Levando isto em consideração, o presente trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um jogo didático que trabalhasse o conteúdo de divisão celular, trabalhado na disciplina de Biologia no segundo ano do ensino médio regular. O jogo é na modalidade de tabuleiro é intitulado de “Transmitose”, fazendo aluzão a localidade Transivalnia e unindo um dos assuntos chaves abordados no jogo, a Mitose. O tabuleiro foi montado em programa/aplicativo digital “Canva” e posteriormente impresso em papel adesivo para ser colado em madeira mdf. O jogo didátivo Transmitose mostra-se uma ferramenta viável e apto para ser aplicado em sala de aula, seja como proposta de revisão do assunto ou mesmo como dinâmica de finalização de uma aula sobre uma das temáticas abordadas no mesmo.