A alfabetização, e um assunto complexo e permeado de diversos aspectos, muitos professores são julgados em suas salas de aula por não conseguirem alcançar o êxodo nesse processo, entretanto, não somente o mesmo e responsável por isso, pois a alfabetização como o próprio nome já diz, e um processo e ocorre conforme o tempo de cada crianças e as desenvolturas que o mesmo está no seu processo de ensino aprendizagem. O presente trabalho tem como principal objetivo, mostrar a importância do professor diante do processo de alfabetização. O mesmo também traz, as dificuldades encontradas pelos mesmo durante esse processo, e as suas conquistas. O presente estudo foi realizado na cidade de Alexandria, com professores do ensino fundamental anos iniciais, do 1° ao 3° ano da rede municipal de ensino. Nesse viés, foi aplicado questionário com os professores regentes de sua sala de aula , contendo perguntas de como se dá a prática pedagógica da alfabetização dentro da sua sala de aula, e diante disso observado como os mesmos possuem dificuldades, foi a alfabetização e um processo difícil, e deve ser trabalhado não somente no ensino fundamental, mais também dês da inserção do aluno na escola, respeitando seus níveis de ensino.