RESUMO A inclusão em todas as suas formas é um assunto que vem sendo cada vez mais debatido em todas as áreas, principalmente no campo educacional. Apesar de toda discussão, é notória a inobservância e descumprimento da legislação vigente no que diz respeito a essa temática no sistema educacional Brasileiro. A educação inclusiva e para a diversidade pressupõe igualdade e equidade de oportunidades para todos os seres humanos, contemplando a pluralidade de modos de ser, estar e existir no mundo. Compreendemos que na prática não ocorre dessa maneira, quando observamos todos os desafios que permeiam o ambiente escolar e que reproduzem e intensificam o preconceito e a discriminação para grupos específicos da sociedade. Com isso, a discussão sobre educação inclusiva e para a diversidade se torna essencial nos espaços educacionais. Dentro desse contexto, o trabalho busca analisar as práticas docentes experienciadas por graduandos em Química, referentes à educação para a diversidade com recorte nas relações étnico-raciais. O estudo é de natureza qualitativa, com informações coletadas por meio de aplicação de questionário online e desenvolvido por estudantes do 3º período do curso de Licenciatura em Química do IFRN - Campus Apodi, a partir das vivências na disciplina de Seminário de Orientação e Desenvolvimento de Práticas Educativas e Formação Docente III. A partir dessa pesquisa e de dados inicialmente coletados foi compreendida a necessidade de abordar essa temática na formação de professores e mapear as experiências dentro do referido curso. Assim, entendendo a importância da formação inicial e do quão relevante ela é na atuação como docente, é essencial a preparação dos profissionais da educação nessa temática para estarem capacitados a tratar sobre a inclusão e diversidade dentro da sala de aula.