Apesar das evoluções em estratégias tecnológicas de ensino-aprendizagem na educação profissional e técnica, ainda há muito o que se trabalhar para que haja uma efetiva aprendizagem de conceitos importantes das áreas das ciências naturais e, em especial, ao se tratar de temas específicos como o sistema endócrino. Tendo em vista a falta de investimentos adequados de ensino, bem como o ensino fragmentado que está estabelecido, é objetivo geral dessa pesquisa investigar a contribuição do software Mozaik 3D para a abordagem de conceitos do sistema endócrino para alunos do Ensino Médio Técnico Integrado em Nutrição e Dietética. Essa proposta foi realizada com duas turmas de alunos do 2º ano, cada uma com 42 estudantes do Ensino Médio Técnico Integrado em Nutrição e Dietética, com a faixa etária entre 15 a 18 anos. O referido software se mostrou como uma ferramenta promissora para ser utilizada em disciplinas do referido curso técnico de nutrição e dietética e com ela, foi possível observar o quão é necessário investir em estratégias desse cunho para a educação profissional, promovendo assim a apropriação dos conhecimentos de forma a reconhecer as tendências tecnológicas da atualidade. Assim sendo, é necessário o investimento na formação dos professores e, portanto, resultando num melhor preparo dos mesmos para o trabalho com esse tipo de ferramenta. Sem contar que é necessário dominar a ferramenta para o correto uso na mediação da aprendizagem dos educandos do curso de nível técnico.