No cenário mundial, a Educação Interativa por meio de Histórias em Quadrinhos tem se mostrado uma forte aliada para o processo de aquisição de conhecimento. Esta ferramenta vem sendo uma alternativa eficiente para o aprimoramento de saberes para os jovens. O estudo de línguas estrangeiras é imprescindível para uma formação intelectual ampla e diversa, neste contexto, a língua inglesa ganha notoriedade, visto que muitas das publicações científicas sobre mineração disponíveis no mundo estão em inglês. Desta forma, esse trabalho tem como objetivo investigar alguns aspectos do aprendizado da língua inglesa usando Histórias em Quadrinhos no curso técnico em mineração do IFBA campus Jacobina. O curso em mineração faz uso contínuo de termos técnicos em língua inglesa, os quais exibem uma tradução dúbia. Os estudantes são então estimulados a compreender a língua usando os textos básicos das disciplinas técnicas, o que vem apresentando dificuldades. A aplicação de HQ auxilia os estudantes na compreensão de diversos termos, despertando a curiosidade e afeição por esse idioma, entretanto, os materiais didáticos que estão disponíveis atualmente e que deveriam ser ferramentas suficientemente completas para promover uma aprendizagem integral, comportam-se como insuficientes. O fato se mostra ainda mais persistente sob a ótica do ensino em geral, uma vez que essas instituições não dispõem de recursos eficientes para o ensino dessa matéria, colocando-a em um patamar inalcançável aos discentes. É com base na tentativa de aproximar o inglês dos estudantes que as HQ's se apresentam como um recurso dinâmico e facilitador. Baseado nas informações mencionadas, a fim de identificar e sanar as carências da língua inglesa na instituição, foi elaborada uma pesquisa quantitativa com os alunos do 2° ano do curso integrado à mineração. Por fim, o presente trabalho apontou caminhos para a utilização de uma nova metodologia, com destaque para o conhecimento multidisciplinar.