JOGOS DIGITAIS NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90849 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4641 "inscrito_id" => 17462 "titulo" => "JOGOS DIGITAIS NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO" "resumo" => "Este artigo apresenta a utilização dos jogos digitais como meio didático, servindo para estimular o estudante por meio da percepção audiovisual. Tais recursos podem agregar mais facilidade na retenção da informação, maior estímulo ao raciocínio lógico e maior fortalecimento do trabalho em equipe, em sala de aula. Com o constante avanço das tecnologias contemporâneas e suas funcionalidades, nota-se sua inevitável participação no cotidiano de uma grande parcela da população, visto que tais progressões não impactam apenas nas áreas da comunicação, trabalho e qualidade de vida, mas também no âmbito educacional e cultural, assim, abrangendo os mais variados aspectos da sociedade. Como objetivo geral, este trabalho busca analisar a importância dos jogos, sobretudo dos jogos digitais, na educação. Para tanto, foi feita uma verificação bibliográfica de cunho qualitativo, apoiando-se em técnicas de coleta de bibliografias. E tendo em vista os desafios apresentados e que circundam essa temática, deve ser estudada a melhor forma de aplicação prática desse inovador elemento de ensino-aprendizagem oportunizando o uso de maneira saudável dos jogos eletrônicos no ambiente escolar. Após a análise dos estudos de autores como KISHIMOTO, 1995; ZANELADO, 2013 e EQUIPE EDUCAMUNDO, 2019, constatou-se a importância do uso e os benefícios mais relevantes – os alunos poderem aumentar seus conhecimentos com todos os recursos que a tecnologia proporciona de forma saudável; satisfação por parte da criança com a forma como o conhecimento lhe é transmitido compreendê-los gerará mais benefícios, potencializando o conhecimento –, na utilização dos jogos digitais na educação de acordo com a opinião de cada autor pesquisado." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID17462_TB4641_16112022144228.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIAS YTALO SILVA MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "ELIAS MONTEIRO" "autor_email" => "eliasytalo@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90849 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4641 "inscrito_id" => 17462 "titulo" => "JOGOS DIGITAIS NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO" "resumo" => "Este artigo apresenta a utilização dos jogos digitais como meio didático, servindo para estimular o estudante por meio da percepção audiovisual. Tais recursos podem agregar mais facilidade na retenção da informação, maior estímulo ao raciocínio lógico e maior fortalecimento do trabalho em equipe, em sala de aula. Com o constante avanço das tecnologias contemporâneas e suas funcionalidades, nota-se sua inevitável participação no cotidiano de uma grande parcela da população, visto que tais progressões não impactam apenas nas áreas da comunicação, trabalho e qualidade de vida, mas também no âmbito educacional e cultural, assim, abrangendo os mais variados aspectos da sociedade. Como objetivo geral, este trabalho busca analisar a importância dos jogos, sobretudo dos jogos digitais, na educação. Para tanto, foi feita uma verificação bibliográfica de cunho qualitativo, apoiando-se em técnicas de coleta de bibliografias. E tendo em vista os desafios apresentados e que circundam essa temática, deve ser estudada a melhor forma de aplicação prática desse inovador elemento de ensino-aprendizagem oportunizando o uso de maneira saudável dos jogos eletrônicos no ambiente escolar. Após a análise dos estudos de autores como KISHIMOTO, 1995; ZANELADO, 2013 e EQUIPE EDUCAMUNDO, 2019, constatou-se a importância do uso e os benefícios mais relevantes – os alunos poderem aumentar seus conhecimentos com todos os recursos que a tecnologia proporciona de forma saudável; satisfação por parte da criança com a forma como o conhecimento lhe é transmitido compreendê-los gerará mais benefícios, potencializando o conhecimento –, na utilização dos jogos digitais na educação de acordo com a opinião de cada autor pesquisado." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID17462_TB4641_16112022144228.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIAS YTALO SILVA MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "ELIAS MONTEIRO" "autor_email" => "eliasytalo@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }