MARINHO, Adriana Cristina Trajano et al.. . Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/90820>. Acesso em: 13/11/2024 06:03
Neste artigo, tratamos sobre a prática de leitura literária em sala de aula no Ensino Fundamental, especificamente em uma turma do 8º ano da rede pública na cidade de Campina Grande-PB. O estudo teve por objetivo promover a leitura literária com foco no horizonte de expectativas do leitor, mediante narrativa literária com temática voltada para a identidade negra. Tem por corpus de estudo a narrativa “Incidente na Raiz” do autor Luiz Silva (Cuti), uma obra da Literatura Afro-brasileira. Inscrevem-se como aporte teórico- metodológico desta pesquisa-ação de natureza qualitativa, as Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais (2010), as Leis 10.639/03 (BRASIL, 2003) e a 11.645/08 (BRASIL, 2008), além dos apontamentos de Bernd (1988), Cuti (2012 e 2016) e Fonseca (2010). Quanto aos estudos literários, Zilberman (1986), Candido (1974) e Cosson (2018 e 1019), Jauss (1979) e Bordoni e Aguiar (1993). A experiência com o ciclo de leitura possibilitou análises e reflexões empreendidas através da leitura da narrativa literária em questão e suas relações contextuais. A partir do contato com o conto da Literatura Afro-brasileira, compartilhamento de informações e inter-relações com suas vivências, os alunos demonstraram uma melhor compreensão de questões em torno da identidade negra, de modo a construir novas formas de olhar, de entender e de significar nossa história e nossas identidades.