Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A MELANCOLIA DO NARRADOR EM NADA DE CARMEM LAFORET

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo analisar a melancolia em Nada (2001), primeira obra da escritora espanhola – cujo contexto é o período de pós-guerra civil espanhola e, consequentemente, o governo de Franco -, Carmen Laforet, e ganhadora do prêmio Nadal de Literatura. Analisar, em especifico, ao que se refere à figura do narrador, Andrea – que também é protagonista - bem como sua perspectiva autobiográfica, observando o trabalho de viver – haja vistas que a narradora não presencia a guerra como as demais personagens, então a internaliza pelo contato com seus familiares, amigos, colegas de universidade e com Barcelona – e reviver as lembranças presentes na trama do romance ao recontá-las, para tanto dialogamos com “O narrador” e “Experiência e pobreza” textos de Walter Benjamin, que entendem a melancolia como algo que perpassa as noções de perda propostas por Freud (1967), mas que também as excede, considerando-a como uma via à reflexão crítica. Trabalhamos também com as noções de Gagnebin (2006) que, por sua vez, evidencia aspectos da reelaboração do passado através do exercício de lembrança, escrita e esquecimento. Além de trabalharmos com as noções de ética e moral e como elas se relacionam com a narrativa, a partir do entendimento de Klinger (2014).

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