O Programa Escolas Sustentáveis foi criado e desenvolvido pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) do Rio Grande do Norte (RN). Na perspectiva desse Programa, foram criados o Comitê Municipal de Educação Ambiental (CMEA) e os Comitês Escolares de Educação Ambiental (CEEAs) em 11 escolas municipais e em 5 centros infantis de Parnamirim / RN. Os Comitês Escolares têm como missão: 1) fazer o diagnóstico da Educação Ambiental (EA) nas suas respectivas escolas; e 2) construir uma Agenda Escolar de Educação Ambiental (AEEA). O objetivo deste artigo científico é relatar a experiência do diagnóstico da Educação Ambiental realizado em algumas escolas da rede pública municipal de Parnamirim. O diagnóstico da EA está dividido nas três dimensões das escolas sustentáveis: gestão, currículo e espaço físico. A dimensão gestão tem quatro indicadores, cada um com cinco questões, totalizando vinte. Por sua vez, a dimensão currículo tem três indicadores, cada um com cinco questões, totalizando quinze. Por último, a dimensão espaço físico tem mais três indicadores, cada um com cinco questões, sendo quinze no total. Cada questão poderá ser respondida com: F de frequentemente, valendo dois pontos; E de eventualmente, valendo 1 ponto; e N de nunca, valendo zero. Assim, o diagnóstico valerá de 0 a 100 pontos. A partir dos diagnósticos será feita a média total e a média das dimensões para saber as escolas que estão acima ou abaixo delas. O diagnóstico servirá também para os CEEAs construírem as AEEAs de acordo com a seguinte estrutura: apresentação; objetivos, geral e específicos; referenciais teóricos; metodologia de execução, com ações e metas a curto, médio e longo prazo; monitoramento e avaliação; e referências.