O presente trabalho tem seu pressuposto nos novos paradigmas para a Educação, os quais têm como foco a formação de um ser humano capaz de enfrentar os crescentes desafios de um mundo cada vez mais complexo e dinâmico. Isso significa que mais do que preparar o aluno para avaliações e domínio dos conteúdos curriculares, é papel da educação formar os jovens em todas as suas multidimensões, considerando não só os aspectos físicos e cognitivos, mas também os socioemocionais. Tendo como objetivo investigar as funções das competências socioemocionais na formação integral do aluno. Trata-se de um tema que vem mostrando-se fundamental, pois ultrapassa a dimensão cognitiva, e envolve de forma mais profunda o lado psíquico, emocional e social do ser humano, preparando-o para se relacionar com os outros e consigo mesmo, compreender e gerir emoções, estabelecer e atingir objetivos, tomar decisões autônomas, responsáveis e lidar com situações adversas de maneira criativa e construtiva. Essa pesquisa resultou de um estudo explicativo, qualitativo e bibliográfico, mediante à leitura de diversas fontes de informação, tendo em vista analisar as contribuições científicas existentes sobre o tema em questão. Diante de tal estudo verificou-se a emergência de investir no desenvolvimento dessas competências na escola, pois geram impactos positivos em várias esferas da vida do educando como no desenvolvimento cognitivo, na melhoria da aprendizagem, na formação integral, na promoção de saúde mental, nas relações sociais, no trabalho, na promoção de equidade, na construção de uma cultura de paz.