O artigo tem como objetivo discorrer sobre a literatura infantil e leitura do livro de imagem que permitem o desenvolvimento cognitivo, que trabalham emoções e sentimentos das crianças de cinco anos, possibilitando descobertas, através da criação, imaginação e construção de suas histórias de forma lúdica, que lhes ajudarão no crescimento e na transformação de si mesmas e do mundo que as cercam. Pergunta-se: O livro de imagem, de caráter lúdico, promove a aprendizagem, desenvolve habilidades e competências das crianças? Como trabalhar uma proposta pedagógica baseada no livro de imagem que incentive a formação de leitores na infância? A pesquisa bibliográfica foi realizada em livros, artigos, revistas e internet. Apresenta recortes sobre: literatura infantil, leitura e mediação, aliadas a uma proposta de abordagem triangular da arte, destacando como objeto de estudo: o ‘livro de imagem’ quando “a imagem é que conta a história”. Constatamos que a utilização do livro de imagem auxilia no processo de alfabetização e letramento, desenvolvendo a ludicidade e o prazer por novas leituras, se configurando como recurso que os mediadores usam para provocar nas crianças prazer e experiência estética. Ressalta-se o papel dos educadores/mediadores na utilização do livro de imagem em atividades de mediação de leituras literárias para concretizar a promoção da aprendizagem, contribuindo com o processo de desenvolvimento cognitivo, artístico e emocional das crianças, estimulando à formação de leitores e o gosto pelas obras literárias.