O contexto educacional contemporâneo evidencia a importância de os estudantes participarem ativamente do processo de ensino-aprendizagem para que possam de fato vivenciar em processo de alfabetização científica, pois não basta aprender conteúdos científicos, é necessário que desenvolvam a capacidade de ler mundo a partir do conhecimento científico. Assim, entendemos que as Metodologias Ativas se tornam uma possibilidade viável para o êxito do processo de desenvolvimento da alfabetização científica dos educandos, visto que promovem um aprendizado específico, superando a visão tradicional de sala de aula baseada numa aprendizagem conteudista reprodutivista. O uso de experiências reais e simuladas no espaço escolar podem estimular a aprendizagem dos educandos. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo relatar sobre o processo de alfabetização científica desenvolvido com estudantes do Ensino Médio em Laboratórios Móveis Itinerantes (Carretas Maker que ofertam Cursos de Capacitação em Tecnologias Digitais e Indústria 4.0) no contexto do curso de capacitação ofertado pelo Projeto Academia STEM da Universidade do Estado do Amazonas – UEA. A pesquisa apresentada é de cunho qualitativo do tipo bibliográfica e de campo utilizando como técnicas a Observação Participante e os Grupos Dialogais que visam coletar dados significativos a partir do entendimento dos sujeitos sobre os conceitos científicos trabalhados no Curso de Capacitação ofertado nos LABMÓVEIS. Consideramos ser possível aos estudantes do Ensino Médio participarem de um processo viável de alfabetização cientifica a partir de estratégias sustentadas em Metodologias Ativas de ensino que contribuam significativamente para que os estudantes se tornem indivíduos autônomos, críticos e participativos no contexto em que vivem, sendo perceptível ao final do Curso de Capacitação a compreensão destes sobre os conceitos científicos que estão intimamente ligados ao seu dia a dia.