Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NO “CHÃO VIRTUAL DA ESCOLA”

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90470
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4114
    "inscrito_id" => 14592
    "titulo" => "A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NO “CHÃO VIRTUAL DA ESCOLA”"
    "resumo" => "O artigo visa trazer pontos trabalhados na trajetória de leituras, apresentações e discussões que surgiram ao longo da disciplina “profissionalização docente: trabalho e prática pedagógica”. As reflexões advindas da disciplina inevitavelmente perpassaram as vivências profissionais de todos os envolvidos no decorrer das aulas. Entre os objetivos do componente curricular estava relacionar a leitura e as discussões com uma prática no “chão da escola” estabelecendo um parâmetro comparativo entre o que pesquisamos na academia e o que estamos trabalhamos em sala de aula, principalmente durante o distanciamento social que enfrentamos em virtude da pandemia da COVID-19. Este trabalho objetiva descrever a experiência do curso da disciplina do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), evidenciando e relacionando, mais especificamente, o capítulo VII do livro “Professores do Brasil: novos cenários de formação” de GATTI (2019) com a prática profissional do docente e preceptor no Programa Residência Pedagógica (PRP) durante a pandemia da COVID-19. De maneira geral, o texto aborda os desafios e as aprendizagens que permearam a aplicação da política de formação inicial e continuada. Trata-se de um trabalho descritivo com enfoque qualitativo que apresenta e discute os pontos que nortearam a atuação no PRP, tanto das residentes (alunas do curso de pedagogia) quanto da preceptora (professora no 4º ano do Ensino Fundamental), passando pelos desafios enfrentados e aprendizagens adquiridas durante os anos letivos de 2020 e 2021 pela especificidade de desenvolver propostas durante o distanciamento social. O manuscrito apresenta como conclusões as possibilidades de troca de experiências entre professora/preceptora e residentes, além de propostas que auxiliam nas aulas em modalidade remota e favorecem aprendizagens em um cenário pandêmico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14592_TB4114_15092022115538.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATA MORGADO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RENATA"
    "autor_email" => "remorgadosilva@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90470
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4114
    "inscrito_id" => 14592
    "titulo" => "A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NO “CHÃO VIRTUAL DA ESCOLA”"
    "resumo" => "O artigo visa trazer pontos trabalhados na trajetória de leituras, apresentações e discussões que surgiram ao longo da disciplina “profissionalização docente: trabalho e prática pedagógica”. As reflexões advindas da disciplina inevitavelmente perpassaram as vivências profissionais de todos os envolvidos no decorrer das aulas. Entre os objetivos do componente curricular estava relacionar a leitura e as discussões com uma prática no “chão da escola” estabelecendo um parâmetro comparativo entre o que pesquisamos na academia e o que estamos trabalhamos em sala de aula, principalmente durante o distanciamento social que enfrentamos em virtude da pandemia da COVID-19. Este trabalho objetiva descrever a experiência do curso da disciplina do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), evidenciando e relacionando, mais especificamente, o capítulo VII do livro “Professores do Brasil: novos cenários de formação” de GATTI (2019) com a prática profissional do docente e preceptor no Programa Residência Pedagógica (PRP) durante a pandemia da COVID-19. De maneira geral, o texto aborda os desafios e as aprendizagens que permearam a aplicação da política de formação inicial e continuada. Trata-se de um trabalho descritivo com enfoque qualitativo que apresenta e discute os pontos que nortearam a atuação no PRP, tanto das residentes (alunas do curso de pedagogia) quanto da preceptora (professora no 4º ano do Ensino Fundamental), passando pelos desafios enfrentados e aprendizagens adquiridas durante os anos letivos de 2020 e 2021 pela especificidade de desenvolver propostas durante o distanciamento social. O manuscrito apresenta como conclusões as possibilidades de troca de experiências entre professora/preceptora e residentes, além de propostas que auxiliam nas aulas em modalidade remota e favorecem aprendizagens em um cenário pandêmico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14592_TB4114_15092022115538.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATA MORGADO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RENATA"
    "autor_email" => "remorgadosilva@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O artigo visa trazer pontos trabalhados na trajetória de leituras, apresentações e discussões que surgiram ao longo da disciplina “profissionalização docente: trabalho e prática pedagógica”. As reflexões advindas da disciplina inevitavelmente perpassaram as vivências profissionais de todos os envolvidos no decorrer das aulas. Entre os objetivos do componente curricular estava relacionar a leitura e as discussões com uma prática no “chão da escola” estabelecendo um parâmetro comparativo entre o que pesquisamos na academia e o que estamos trabalhamos em sala de aula, principalmente durante o distanciamento social que enfrentamos em virtude da pandemia da COVID-19. Este trabalho objetiva descrever a experiência do curso da disciplina do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), evidenciando e relacionando, mais especificamente, o capítulo VII do livro “Professores do Brasil: novos cenários de formação” de GATTI (2019) com a prática profissional do docente e preceptor no Programa Residência Pedagógica (PRP) durante a pandemia da COVID-19. De maneira geral, o texto aborda os desafios e as aprendizagens que permearam a aplicação da política de formação inicial e continuada. Trata-se de um trabalho descritivo com enfoque qualitativo que apresenta e discute os pontos que nortearam a atuação no PRP, tanto das residentes (alunas do curso de pedagogia) quanto da preceptora (professora no 4º ano do Ensino Fundamental), passando pelos desafios enfrentados e aprendizagens adquiridas durante os anos letivos de 2020 e 2021 pela especificidade de desenvolver propostas durante o distanciamento social. O manuscrito apresenta como conclusões as possibilidades de troca de experiências entre professora/preceptora e residentes, além de propostas que auxiliam nas aulas em modalidade remota e favorecem aprendizagens em um cenário pandêmico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.