Introdução: As Metodologias Ativas favorecem a construção do conhecimento e de um indivíduo crítico, reflexivo e autônomo. Os Mapas Conceituais surgem, neste contexto, como metodologia para análise diacrônica do conhecimento e tomada de consciência de discentes acerca de temas abordados em sala de aula, demonstrando-se bons organizadores gráfico, que permitem que o aluno compreenda os processos envolvidos na construção do conhecimento, esteja ciente e estabeleça relações entre os motivos que o levaram ao êxito ou a falha. Objetivo: relatar como a utilização de Mapas Conceituais auxiliou o processo de tomada de consciência de alunos do curso de Fisioterapia e Odontologia de uma Instituição Estadual na Bahia. Metodologia: trata-se de um relato de experiência, que aborda resultados obtidos a partir da construção e exteriorização de três Mapas Conceituais sobre “Estrutura e transporte de membrana”, construídos por cada um dos 79 alunos (dos cursos de Fisioterapia e Odontologia), nas disciplinas de Citologia e Genética e Biologia Básica, de uma Instituição Estadual na Bahia, entre o final de 2021 e início de 2022. Resultados: Foram obtidos 237 mapas conceituais, que foram apresentados e discutidos ao longo das disciplinas, evidenciando a evolução do conhecimento. Todos apresentaram aumento no nível de relações entre cada mapa construído, mas em diferentes níveis. Nota-se aprimoramento na utilização de verbos e ligações verbais, e na construção, como um todo, das relações criadas, ao longo do tempo. Também foram constatadas uso de dicas gráficas na construção. Obteve-se um aumento da extensão e compreensão do conteúdo e construção de hierarquia conceitual satisfatória. Conclusão: Os mapas conceituais auxiliaram o avanço dos sujeitos em direção à tomada de consciência com compreensão total das relações apresentadas por eles e se mostraram ótimos instrumentos de avaliação.