Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90446
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4087
    "inscrito_id" => 14027
    "titulo" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo relatar o uso de tecnologias digitais (TD) na educação infantil durante o período do Ensino Remoto Emergencial (ERE), no período dos anos de 2020 e 2021, destacando o uso do aplicativo whatsapp na continuidade do processo de ensino e aprendizagem das crianças bem pequenas da Educação Infantil em dois Centros de Educação Infantil (CMEI) da Rede Municipal de ensino de Maceió, Alagoas. Metodologicamente, a pesquisa é de natureza exploratória e qualitativa, foi utilizado o relato de experiência com o enfoque do tipo intervenção, com isso, foram investigadas 2 professoras de 2 CMEIs de Maceió, nas turmas de creche, nas turmas de maternal II, com crianças de 3 e 4 anos. Os resultados repousam sobre a importância do uso das tecnologias digitais no período do ERE, por meio do uso aplicativo whatsapp, para o acolhimento e a continuidade do vínculo afetivo com as crianças e suas famílias, possibilitando as interações e brincadeiras, que são eixos estruturantes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como também a aproximação das famílias com as instituições educacionais, na relação escola-família com articulação aos princípios éticos, políticos e estéticos. Com isso, por meio do uso das TD na educação infantil, a comunidade escolar passou a compreendê-las como um fenômeno cultural e social, cujas consequências trouxeram benefícios e recursos para o desenvolvimento de experiências de interações online e experiências de aprendizagem na infância."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID14027_TB4087_05092022205101.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LÍLLIAN FRANCIELE SILVA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "LÍLLIAN"
    "autor_email" => "lillian.ferreira1@gmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90446
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4087
    "inscrito_id" => 14027
    "titulo" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo relatar o uso de tecnologias digitais (TD) na educação infantil durante o período do Ensino Remoto Emergencial (ERE), no período dos anos de 2020 e 2021, destacando o uso do aplicativo whatsapp na continuidade do processo de ensino e aprendizagem das crianças bem pequenas da Educação Infantil em dois Centros de Educação Infantil (CMEI) da Rede Municipal de ensino de Maceió, Alagoas. Metodologicamente, a pesquisa é de natureza exploratória e qualitativa, foi utilizado o relato de experiência com o enfoque do tipo intervenção, com isso, foram investigadas 2 professoras de 2 CMEIs de Maceió, nas turmas de creche, nas turmas de maternal II, com crianças de 3 e 4 anos. Os resultados repousam sobre a importância do uso das tecnologias digitais no período do ERE, por meio do uso aplicativo whatsapp, para o acolhimento e a continuidade do vínculo afetivo com as crianças e suas famílias, possibilitando as interações e brincadeiras, que são eixos estruturantes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como também a aproximação das famílias com as instituições educacionais, na relação escola-família com articulação aos princípios éticos, políticos e estéticos. Com isso, por meio do uso das TD na educação infantil, a comunidade escolar passou a compreendê-las como um fenômeno cultural e social, cujas consequências trouxeram benefícios e recursos para o desenvolvimento de experiências de interações online e experiências de aprendizagem na infância."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID14027_TB4087_05092022205101.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LÍLLIAN FRANCIELE SILVA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "LÍLLIAN"
    "autor_email" => "lillian.ferreira1@gmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Este artigo tem como objetivo relatar o uso de tecnologias digitais (TD) na educação infantil durante o período do Ensino Remoto Emergencial (ERE), no período dos anos de 2020 e 2021, destacando o uso do aplicativo whatsapp na continuidade do processo de ensino e aprendizagem das crianças bem pequenas da Educação Infantil em dois Centros de Educação Infantil (CMEI) da Rede Municipal de ensino de Maceió, Alagoas. Metodologicamente, a pesquisa é de natureza exploratória e qualitativa, foi utilizado o relato de experiência com o enfoque do tipo intervenção, com isso, foram investigadas 2 professoras de 2 CMEIs de Maceió, nas turmas de creche, nas turmas de maternal II, com crianças de 3 e 4 anos. Os resultados repousam sobre a importância do uso das tecnologias digitais no período do ERE, por meio do uso aplicativo whatsapp, para o acolhimento e a continuidade do vínculo afetivo com as crianças e suas famílias, possibilitando as interações e brincadeiras, que são eixos estruturantes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como também a aproximação das famílias com as instituições educacionais, na relação escola-família com articulação aos princípios éticos, políticos e estéticos. Com isso, por meio do uso das TD na educação infantil, a comunidade escolar passou a compreendê-las como um fenômeno cultural e social, cujas consequências trouxeram benefícios e recursos para o desenvolvimento de experiências de interações online e experiências de aprendizagem na infância.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.