O presente artigo relata como foi implementado um projeto pedagógico de criação de jogos didáticos em uma escola da rede municipal da cidade Belo Horizonte. O objetivo deste projeto é mostrar aos alunos como as práticas de linguagem e de matemática podem ser agradáveis e interessantes, o que é sempre um anseio dos professores. Sendo assim, é essencial levar os alunos a deixarem a visão de que português e matemática são maçantes, desinteressantes e que as disciplinas não os levam a lugar nenhum. Através das atividades desenvolvidas durante o projeto, foi possível mostrar como os conteúdos relacionados às linguagens e matemática têm aplicações concretas, inclusive em atividades divertidas como os jogos. Para tanto, foi solicitado que os alunos criassem jogos didáticos com o conteúdo matemático das quatro operações básicas para a socialização em sala. Após a criação dos jogos, das regras e da socialização com os colegas em sala, percebeu-se a importância de práticas pedagógicas diferenciadas que valorizem a independência e autonomia de cada um. Constatamos que a construção e elaboração dos jogos pelos próprios alunos permitiu o trabalho com linguagens, leitura e interpretação, bem como as quatro operações matemáticas além do exercício da autonomia, da interação e do espírito esportivo.