No cenário atual, as TIC (tecnologias de informação e comunicação) têm gerado importantes contribuições e impactos na sociedade como um todo, e consequentemente, na educação. Diversas são as possibilidades de uso, que vão desde a utilização de ferramentas e aplicativos, como também jogos e até mesmo as redes sociais. Elas podem contribuir significativamente para o ensino de Ciências, promovendo uma aprendizagem mais dinâmica, interativa e lúdica. Sabemos, que os estudantes da atual geração, estão sempre conectados com toda a tecnologia a sua volta, e utilizá-la também no contexto educacional, pode trazer uma aproximação da realidade cotidiana do aluno com os conceitos e fenômenos estudados. Baseado nesses pressupostos, o presente trabalho tem por objetivo apresentar a plataforma Phet Colorado, analisando alguns dos seus simuladores voltados para o ensino de Ciências/Física. A partir dessa análise, foi possível verificar que existe um número considerável de simuladores, e que podem ser utilizados como ferramentas auxiliares no ensino. Por se tratar de um laboratório virtual, o Phet pode proporcionar um entendimento mais significativo da realidade estudada, melhorando a interação entre os alunos e o próprio docente, por se tratar de uma ferramenta digital, viável, atual e interativa, podendo ser utilizada como recurso didático no processo de ensino e aprendizagem das Ciências.