“ENTRE A MINHA CASA E A ESCOLA”: UM PERCURSO DE SOCIABILIDADE E APRENDIZAGEM DAS INFÂNCIAS
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90280 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3863 "inscrito_id" => 16439 "titulo" => "“ENTRE A MINHA CASA E A ESCOLA”: UM PERCURSO DE SOCIABILIDADE E APRENDIZAGEM DAS INFÂNCIAS" "resumo" => "O presente trabalho parte do princípio de que os saberes e as culturas das infâncias são produzidos em diferentes tempos e espaços. Ao se pensar a aprendizagem e rotina escolar, é comum partir-se do momento em que a criança chega na instituição educacional. Todavia, outros momentos cotidianos do processo de escolarização compõem a rotina dos envolvidos, como: o planejamento da aula pelo docente, a preparação dos materiais didáticos, a organização do lanche pelos familiares, o ato de higienizar e vestir o uniforme, a ida e volta da escola e a realização de tarefas pelas crianças e etc. Esse texto centra-se nas aprendizagens e saberes culturais produzidos a partir do percurso cotidiano de crianças do 1º ano do Ensino Fundamental, de ida e volta da escola. A pesquisa foi realizada no ano de 2021, em uma escola pública da cidade do Rio Grande/RS, que aqui será denominada Escola A. As crianças envolvidas na pesquisa, por uma questão de privacidade, terão seus nomes substituídos por letras do alfabeto. O alicerce teórico-metodológico escolhido para esse estudo foi a Sociologia da Infância e a Pesquisa com crianças. O desenvolvimento da pesquisa ocorreu através de rodas de diálogos realizadas com essas crianças uma vez por semana, durante 30min. O estudo indicou que o caminho de ida e volta da escola se constitui como um momento de partilha de saberes entre crianças e/ou adultos e crianças. Sendo assim, uma ocasião relevante para se pensar sobre as aprendizagens das infâncias e a cultura produzida na relação comunitária e extra escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID16439_TB3863_22082022204258.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HARDALLA SANTOS DO VALLE" "autor_nome_curto" => "HARDALLA" "autor_email" => "hardalladovalle@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90280 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3863 "inscrito_id" => 16439 "titulo" => "“ENTRE A MINHA CASA E A ESCOLA”: UM PERCURSO DE SOCIABILIDADE E APRENDIZAGEM DAS INFÂNCIAS" "resumo" => "O presente trabalho parte do princípio de que os saberes e as culturas das infâncias são produzidos em diferentes tempos e espaços. Ao se pensar a aprendizagem e rotina escolar, é comum partir-se do momento em que a criança chega na instituição educacional. Todavia, outros momentos cotidianos do processo de escolarização compõem a rotina dos envolvidos, como: o planejamento da aula pelo docente, a preparação dos materiais didáticos, a organização do lanche pelos familiares, o ato de higienizar e vestir o uniforme, a ida e volta da escola e a realização de tarefas pelas crianças e etc. Esse texto centra-se nas aprendizagens e saberes culturais produzidos a partir do percurso cotidiano de crianças do 1º ano do Ensino Fundamental, de ida e volta da escola. A pesquisa foi realizada no ano de 2021, em uma escola pública da cidade do Rio Grande/RS, que aqui será denominada Escola A. As crianças envolvidas na pesquisa, por uma questão de privacidade, terão seus nomes substituídos por letras do alfabeto. O alicerce teórico-metodológico escolhido para esse estudo foi a Sociologia da Infância e a Pesquisa com crianças. O desenvolvimento da pesquisa ocorreu através de rodas de diálogos realizadas com essas crianças uma vez por semana, durante 30min. O estudo indicou que o caminho de ida e volta da escola se constitui como um momento de partilha de saberes entre crianças e/ou adultos e crianças. Sendo assim, uma ocasião relevante para se pensar sobre as aprendizagens das infâncias e a cultura produzida na relação comunitária e extra escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID16439_TB3863_22082022204258.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HARDALLA SANTOS DO VALLE" "autor_nome_curto" => "HARDALLA" "autor_email" => "hardalladovalle@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }