Sabendo que a neuropsicopedagogia é uma nova área de estudo que tem como objeto a mediação entre aprendizagem, ensino e pesquisas sobre o sistema nervoso. Sendo um ramo da neurociência e também da pedagogia que busca entender como o cérebro aprende para adaptar técnicas de ensino ao órgão humano, além de planejar intervenções nas competências cognitivas, orgânicas, emocionais e sócio-interativas. Assim, entendemos a importância para este estudo, envolver o que aprendemos durante a Especialização em Educação Especial e Inclusiva e Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica. Tendo como contexto histórico, os tempos de pandemia da Covid-19 e como recorte espacial/virtual diferentes escolas públicas, o presente trabalho tem a finalidade de apresentar um estudo de caso sobre a saúde mental da comunidade escolar, tendo como campo empírico 39 escolas estaduais compreendidas entre os 18 municípios do Agreste Potiguar - 3.ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (DIREC). Trata-se de um estudo descritivo e analítico, tendo como referencial teórico o pensamento de Paulo Freire. O que justifica a realização deste estudo foram as inquietações que surgiram em decorrência das vivências e práticas na Escola Estadual Professor Joaquim Torres no município de Serra de São Bento/RN.