RESUMO A presente pesquisa faz uma discursão sobre a inclusão do aluno surdo, nos anos iniciais, em uma escola municipal do ensino regular, tem como objetivo geral analisar como se dá o processo de inclusão do aluno surdo no ensino fundamental nos anos iniciais. Optou-se por uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo com uma abordagem qualitativa, observando a luta de direitos de igualdade que foram assegurados a partir de muito esforço e dedicação por meio de educadores e de participantes da comunidade surda, para que se chegasse ao ingresso na escola, em salas de aula regulares, visando à atuação da prática docente e seus métodos de ensino a serem desenvolvidos, sem que ele sofra qualquer tipo de preconceito por parte dos demais alunos, onde a família tem o papel principal nesse processo de inclusão, pois ela precisa entender a importância de uma comunicação clara e objetiva, para que se chegue a ao desenvolvimento social, e compreender a importância da participação da família no processo de inclusão escolar e do processo de ensino aprendizagem do aluno com deficiência auditiva. O resultado apontou que é essencial construir um campo de comunicação e de interação com os estudantes nas ações pedagógicas do professor e do intérprete de libras na prática educacional diante da perspectiva da educação inclusiva, possibilitando que a língua de sinais e a língua portuguesa, preferencialmente a escrita, tenham lugares de destaque na formação dos professores e que ainda há certos entraves no processo de inclusão de estudantes com surdez. Apresenta-se uma temática bastante discutida entre docentes no contexto educacional, onde se torna relevante, mesmo sabendo que ainda há uma busca de informações para encontrar as ações e métodos de ensino mediante as suas habilidades.