PROJETUALIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA DO DIREITO DAS CRIANÇAS À CIDADE
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90188 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3612 "inscrito_id" => 11592 "titulo" => "PROJETUALIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA DO DIREITO DAS CRIANÇAS À CIDADE" "resumo" => "O artigo apresenta uma discussão sobre o desenvolvimento de projetos que se coadunam com o desenvolvimento do trabalho pedagógico junto às crianças pequenas e as práticas de extensão no âmbito da universidade; discorrendo sobre o desenvolvimento de projetualidades no fazer docente que resguardam o fortalecimento do direito das crianças à cidade bem como a ampliação de tal temática nos processos de formação continuada de professores que atuam da educação infantil. Metodologicamente, este artigo envolve uma pesquisa bibliográfica que oferece as bases conceituais para a apresentação de um relato de experiência que compõe o trabalho. O referencial teórico utilizado tem base nas discussões recentes de Gobbi, Leite e Anjos (2021), Dahlberg, Moss e Pence (2019) e Barbosa e Horn (2008). Assim, além de apresentar conceitos fundamentais para a discussão, o presente trabalho busca apresentar os resultados parciais do Projeto de extensão “Arruando pela UFAL e por todos os lugares: um projeto de vivências das crianças da Unidade de Educação Infantil Professora Telma Vitória no campus universitário e na cidade de Maceió. Os resultados parciais, obtidos na primeira fase do projeto, por meio da análise de registros audiovisuais, da observação e do acompanhamento das pesquisas das crianças apontam que promover ações que ampliam as possibilidades de vivências das crianças pequenas para além dos espaços físicos internos das unidades, fortalecem a construção de significados diversos, aguçam a percepção sobre o mundo, fortalecem os vínculos entre elas e os adultos, enriquecem os repertórios , instigam a formulação de perguntas e as possibilidades de investigações sobre o mundo. Compreendemos ainda, que o desenvolvimento de projetos pedagógicos e de extensão, a partir dos resultados que eles apresentam, possibilitam uma importante fonte de estudos empíricos que agregam aos processos formativos contínuos de docentes na educação infantil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID11592_TB3612_16082022210433.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MEIRIANE FERREIRA BEZERRA SANTOS" "autor_nome_curto" => "MEIRIANE" "autor_email" => "me-i-rianeferreira1@hotma" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90188 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3612 "inscrito_id" => 11592 "titulo" => "PROJETUALIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA DO DIREITO DAS CRIANÇAS À CIDADE" "resumo" => "O artigo apresenta uma discussão sobre o desenvolvimento de projetos que se coadunam com o desenvolvimento do trabalho pedagógico junto às crianças pequenas e as práticas de extensão no âmbito da universidade; discorrendo sobre o desenvolvimento de projetualidades no fazer docente que resguardam o fortalecimento do direito das crianças à cidade bem como a ampliação de tal temática nos processos de formação continuada de professores que atuam da educação infantil. Metodologicamente, este artigo envolve uma pesquisa bibliográfica que oferece as bases conceituais para a apresentação de um relato de experiência que compõe o trabalho. O referencial teórico utilizado tem base nas discussões recentes de Gobbi, Leite e Anjos (2021), Dahlberg, Moss e Pence (2019) e Barbosa e Horn (2008). Assim, além de apresentar conceitos fundamentais para a discussão, o presente trabalho busca apresentar os resultados parciais do Projeto de extensão “Arruando pela UFAL e por todos os lugares: um projeto de vivências das crianças da Unidade de Educação Infantil Professora Telma Vitória no campus universitário e na cidade de Maceió. Os resultados parciais, obtidos na primeira fase do projeto, por meio da análise de registros audiovisuais, da observação e do acompanhamento das pesquisas das crianças apontam que promover ações que ampliam as possibilidades de vivências das crianças pequenas para além dos espaços físicos internos das unidades, fortalecem a construção de significados diversos, aguçam a percepção sobre o mundo, fortalecem os vínculos entre elas e os adultos, enriquecem os repertórios , instigam a formulação de perguntas e as possibilidades de investigações sobre o mundo. Compreendemos ainda, que o desenvolvimento de projetos pedagógicos e de extensão, a partir dos resultados que eles apresentam, possibilitam uma importante fonte de estudos empíricos que agregam aos processos formativos contínuos de docentes na educação infantil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID11592_TB3612_16082022210433.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MEIRIANE FERREIRA BEZERRA SANTOS" "autor_nome_curto" => "MEIRIANE" "autor_email" => "me-i-rianeferreira1@hotma" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }