Numa perspectiva psicossocial, o processo de desenvolvimento humano, bem como o de aprendizagem requerem relações inclusivas e de cooperação como condição fundamental de realização. Nesse sentido, para contextualizar a unidade curricular Desenvolvimento e Aprendizagem nas licenciaturas, adotou-se a estratégia didático-pedagógica de realização de uma oficina intitulada “Memórias formativas de inclusão e exclusão”. Assim, neste artigo, desenvolvido por meio de metodologia de pesquisa educacional, apresentou-se um relato de experiência, contemplando a visão teórica, os procedimentos realizados e as implicações formativas na formação de professores. Vale mencionar que o objetivo geral dessa oficina foi compreender as dimensões do processo de inclusão/exclusão no contexto escolar a partir de memórias de estudantes de licenciaturas, abrindo um espaço de diálogo e reflexão crítica acerca de vivências escolares. De um modo geral, foi possível perceber que ao compartilhar as memórias, os estudantes puderam ilustrar situações que caracterizam práticas docentes e escolares excludentes, assumindo, por outro lado, seu papel na transformação e no compromisso social com a inclusão. Também destacamos a contribuição dessa experiência na contextualização dos conteúdos específicos da disciplina de Desenvolvimento e Aprendizagem.