As abordagens práticas no Ensino de Ciências contribuem para o ensino-aprendizagem de discentes de diferentes faixas-etárias. A partir da visualização efetiva dos conceitos abordados em sala de aula, a assimilação dos conteúdos torna-se leve e objetiva. O lúdico deve ser explorado e implementado como ferramenta de potencialização do ensino, em diferentes disciplinas. A partir disso, este estudo tem como objetivo analisar a aplicação de uma oficina pedagógica, desenvolvida na disciplina de Ciências, em quatro turmas do Ensino Fundamental, sendo duas turmas de 5º ano e duas de 6º ano, para desenvolvimento de conteúdos associados aos diferentes grupos de seres vivos. A oficina consistiu em um ciclo de abordagens práticas, sobre seres vivos, desde as bactérias, até mamíferos, com foco nos seres humanos e sua interferência na natureza em sua totalidade, sendo essas ações positivas ou negativas. Posteriormente às oficinas, foram aplicados questionários sobre os conteúdos desenvolvidos. Através da análise das respostas diante da assimilação dos conteúdos aplicados, pôde-se concluir que a oficina influenciou no interesse dos alunos pelos temas, estabelecidas relações entre os diferentes grupos de seres vivos, corroborando em um entendimento mais efetivo e prazeroso por parte dos discentes.