ENSINO DE QUÍMICA NA TRANSIÇÃO PÓS-PANDEMIA: LIMITES E POSSIBILIDADES JUNTO AO PÚBLICO DA EJA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90153 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3568 "inscrito_id" => 15401 "titulo" => "ENSINO DE QUÍMICA NA TRANSIÇÃO PÓS-PANDEMIA: LIMITES E POSSIBILIDADES JUNTO AO PÚBLICO DA EJA" "resumo" => "O presente estudo trata-se de uma reflexão de cunho teórico-prático, extraída a partir da realização de práticas de ensino de química através do Estágio Supervisionado III, executado durante a graduação em Licenciatura em Química, no período de transição entre a pandemia da COVID-19 e a abertura das instituições de ensino para as atividades presenciais. Desenvolveu-se a partir do enfoque teórico-reflexivo, realizado sob a ótica de autores como: Lima e Pimenta (2010), Gadotti (2010), Freire (2011) dentre outros. A partir destes aportes tomou-se como objetivo central: refletir sobre os limites e possibilidades para o ensino de química junto ao público da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na transição pós-pandemia. Como caminho metodológico, adotou-se a abordagem qualitativa e como procedimento: a Pesquisa-ação. O lócus de execução da investigação foi uma Escola Estadual de Ensino Médio, localizada no município de Santa Cruz-PE. Neste espaço social, desenvolveu-se ações de intervenção através de práticas pedagógicas para o ensino de química junto ao público de estudantes de EJA - Módulo III, com idades entre 19 e 35 anos. Na condução das atividades de ensino e aprendizagem, buscou-se fazer a integração entre o uso da tecnologia e metodologias ativas. Mediante a execução desta investigação foi possível perceber que os momentos de experiências em sala de aula, com o ensino de Química, podem influenciar no processo da aprendizagem e consequentemente, no desenvolvimento das dimensões: política, crítica e criativa por parte dos estudantes, aproximando-os do conhecimento químico." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID15401_TB3568_01122022174520.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BEATRIZ RODRIGUES SIQUEIRA" "autor_nome_curto" => "BEATRIZ" "autor_email" => "beatriz.rodrigues@aluno.i" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90153 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3568 "inscrito_id" => 15401 "titulo" => "ENSINO DE QUÍMICA NA TRANSIÇÃO PÓS-PANDEMIA: LIMITES E POSSIBILIDADES JUNTO AO PÚBLICO DA EJA" "resumo" => "O presente estudo trata-se de uma reflexão de cunho teórico-prático, extraída a partir da realização de práticas de ensino de química através do Estágio Supervisionado III, executado durante a graduação em Licenciatura em Química, no período de transição entre a pandemia da COVID-19 e a abertura das instituições de ensino para as atividades presenciais. Desenvolveu-se a partir do enfoque teórico-reflexivo, realizado sob a ótica de autores como: Lima e Pimenta (2010), Gadotti (2010), Freire (2011) dentre outros. A partir destes aportes tomou-se como objetivo central: refletir sobre os limites e possibilidades para o ensino de química junto ao público da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na transição pós-pandemia. Como caminho metodológico, adotou-se a abordagem qualitativa e como procedimento: a Pesquisa-ação. O lócus de execução da investigação foi uma Escola Estadual de Ensino Médio, localizada no município de Santa Cruz-PE. Neste espaço social, desenvolveu-se ações de intervenção através de práticas pedagógicas para o ensino de química junto ao público de estudantes de EJA - Módulo III, com idades entre 19 e 35 anos. Na condução das atividades de ensino e aprendizagem, buscou-se fazer a integração entre o uso da tecnologia e metodologias ativas. Mediante a execução desta investigação foi possível perceber que os momentos de experiências em sala de aula, com o ensino de Química, podem influenciar no processo da aprendizagem e consequentemente, no desenvolvimento das dimensões: política, crítica e criativa por parte dos estudantes, aproximando-os do conhecimento químico." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID15401_TB3568_01122022174520.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BEATRIZ RODRIGUES SIQUEIRA" "autor_nome_curto" => "BEATRIZ" "autor_email" => "beatriz.rodrigues@aluno.i" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }