No de 2020, a Secretaria Estadual de Educação e Esportes do Paraná (SEED-PR) iniciou a implementação do programa Grupo de Estudos Formadores em Ação, com intenção de investimento e ação na formação continuada de professores e professoras de Ensino fundamental II e Ensino Médio da rede pública estadual. Com uma proposta menos verticalizada e mais horizontal nas relações e entendimentos de métodos e propostas, os materiais e trilhas foram e são elaborados por professores da rede, assim como sua replicação também, envolvendo plataformas online e momentos síncronos de encontro com formadores replicadores. O presente artigo tem como proposta discutir o papel de protagonismo do professor da educação básica em sua formação continuada e atualização, assim como o conceito de formação em pares e a construção conjunta de estratégias de ensino. Também pensar como estímulo, renovação e autoexame do exercício da docência foram contemplados nas narrativas e devolutivas dos professores cursistas. A partir da experiência como formadora e replicadora, trazer alguns pontos a serem discutidos e pensados sobre o projeto, a avaliação não formal dos encontros e materiais utilizados nas formações, o próprio processo de atualização do professor formador enquanto aprendiz, assim como as mudanças feitas constantemente no projeto inicial a partir das demandas trazidas pelos educadores ao longo dos dois anos de GE Formadores em Ação.