Este trabalho, de análise documental e de intervenção pedagógica, visa investigar sob a perspectiva da Análise do Discurso as concepções de Educação Ambiental materializadas no Plano Municipal de Educação Ambiental de Mossoró- PMEA. Para tanto, propomos uma investigação a partir da Análise do Discurso de linha pecheutiana, disciplina/método que surge no entremeio de questões inerentes à Linguística Estruturalista (Saussure), à Psicanálise (Freud/Lacan) e ao Marxismo (Marx/Althusser). Tais questões trazem à baila a noção de língua e linguagem, de sujeito, de discurso, de produção de sentidos e, principalmente, de ideologia. Em vista disso, foram investigados os efeitos de sentido acerca das concepções de Educação Ambiental materializadas no PMEA de Mossoró/RN, levando em consideração a crise ambiental, os avanços, retrocessos e possibilidades no que se refere à Educação Ambiental no âmbito nacional e, principalmente, local. Por conseguinte, foi proposta uma intervenção didático-pedagógica nas turmas do 2º ano do Curso Técnico Integrado em Eletrotécnica oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, de modo que os alunos pudessem analisar e perceber nas materialidades linguísticas o não-dito, o pré-construído e, por conseguinte, a concepção de Educação Ambiental materializada no PMEA.