A presente pesquisa tematiza a Educação de Jovens e adultos (EJA) e tem como objeto de estudo as Memórias da Escola Paulo Freire do vale do Jari. Nesse sentindo, possui como objetivo geral analisar o processo de implementação da escola Paulo Freire do Vale do Jari. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de campo realizada na escola ribeirinha Paulo Freire. A pesquisa de campo segundo Gil (2008), procura o aprofundamento de uma realidade específica. Esse tipo de pesquisa é basicamente realizada por meio da observação direta das atividades do grupo estudado e de entrevistas com informantes para captar as explicações e interpretações que ocorrem naquela realidade com a finalidade de observar fatos e fenômenos da maneira como ocorrem na realidade. Os dados são sistematizados em editor de texto (word). Como forma de análise de dados fez-se uso da Análise de Conteúdo. A análise do conteúdo Segundo Bardin (2011, p. 15), é um conjunto de instrumentos de cunho metodológico em constante aperfeiçoamento, que se aplicam a discursos (conteúdos e continentes) extremamente diversificados. Os resultados apontam que o processo de construção e implementação da educação na escola ribeira Paulo Freire em Laranjal do Jari constitui-se como uma tentativa de implementação da educação popular no Vale do Jari.