A prática docente pressupõe o desenvolvimento de determinadas habilidades que, sobretudo no contexto de retomada das aulas presenciais, cumprem papel estratégico no esforço pedagógico de recomposição da aprendizagem com equidade. Leitura e compreensão do currículo, priorização de habilidades-chave a partir de processos diagnósticos e gestão de sala de aula exemplificam parte desse repertório fundamental a ser construído, notadamente por docentes em início de carreira. O presente trabalho apresenta um relato de experiência do desenvolvimento da prática docente de uma professora em início de carreira por meio da aprendizagem com pares mais experientes num formato de tutoria pedagógica e monitoria de planejamento. A professora em questão é participante do programa de formação de desenvolvimento de lideranças para educação do Ensina Brasil e, com isso, conta com uma tutora pedagógica que realiza observações de aula e propõe reflexões sobre a prática dela, principalmente em relação à gestão de sala de aula, e com um professor da sua área de conhecimento que ofereceu suporte ao planejamento das aulas dessa professora com base na metodologia de Planejamento Reverso, em sessões chamadas de Monitoria de Planejamento de Aulas. Como resultado, a partir da articulação entre tutoria pedagógica e monitoria de planejamento, a professora em início de carreira demonstrou evolução em habilidades de gestão de sala de aula e de planejamento para a aprendizagem, que foi mensurada por meio de rubricas. Ela também relatou maior domínio sobre a capacidade de analisar o seu contexto pedagogicamente, tomar decisões de planejamento sob uma perspectiva de longo prazo e definir objetivos de aprendizagem com clareza. A evolução foi evidenciada também pelos estudantes e pela equipe escolar.