Nos tempos atuais o processo de ensino e aprendizagem passou por diversas modificações em sua esfera, onde foram necessárias várias adaptações ao mundo tecnológico possibilitando a inserção de ferramentas digitais que proporcionam uma grande melhoria na área educacional, facilitando cada vez mais a aquisição do saber entre os alunos. Dentre essas ferramentas, podemos citar o Socrative um software que funciona baseado na internet, é gratuito e multiplataforma, ou seja, funciona em diversos tipos de sistemas operacionais, inclusive em dispositivos móveis. Nesse software, os professores podem criar salas de aulas virtuais para acesso de modo interativo e simultâneo para até 50 pessoas, podendo acompanhar/intervir em cada acerto ou erro dos alunos por meio de um painel de controle que aparece o desempenho em tempo real de todos os participantes. Assim, o presente estudo objetiva verificar o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos do 2º ano do Ensino Médio a partir da inclusão do Socrative na realização de atividades de forma online nas aulas síncronas de Química. Diante disso, adotou-se para esta pesquisa um caráter metodológico qualitativo com a aplicação de questionários para os alunos posteriormente a realização das atividades pelo software Socrative. Desse modo, a pesquisa foi dividida em dois momentos: o primeiro foi com relação ao estudo do conteúdo de cinética química abordados pelo professor da disciplina e no segundo momento os alunos começaram a realizar as atividades direcionadas pelo Socrative em aulas síncronas com a orientação do professor. Desta forma, conseguimos analisar após a obtenção das respostas dos alunos pelos questionários que todos os envolvidos nessa proposta de atividade gostaram e se sentiram mais motivados pelo ensino dos conteúdos de cinética química. Portanto, se torna de suma importância a utilização de metodologias que estimulem os alunos cada vez mais pelo processo de ensino e aprendizagem.