A educação vem passando por grandes mudanças e inovações no século XXI, o processo de ensino e aprendizagem exerce um papel muito importante na formação do estudante, principalmente pela implantação do modelo de ensino da escola da escolha, cuja formação busca desenvolver o indivíduo de maneira integral, ou seja, para todos os aspectos do cotidiano, baseado nos quatro pilares da educação: Aprender a aprender, aprender a ser, aprender a fazer e aprender a conviver, e para isso, faz o uso de ferramentas tecnológicas, mídias digitais, e metodologias que possibilitam uma melhoria na qualidade de ensino, proporcionando o desenvolvimento de habilidades e competências cobradas no seu cotidiano. Portanto, esse trabalho tem como objetivo a análise do desenvolvimento das habilidades e do protagonismo juvenil dos participantes das aulas de robótica educacional de uma escola do interior da paraíba, sendo ministrados assuntos pertinentes sobre temas bastante atuais do século XXI, abordando as tecnologias, lógica de programação, história dos aparelhos tecnológicos e seus avanços e participação de competições, estimulando assim o desenvolvimento das habilidades. A pesquisa se desenvolve em etapas, proporcionando uma coleta, análise e exposição de dados concreto, a primeira etapa se deu pela aplicação de um questionário com 15 estudantes egressos, 10 estudantes do ano de 2022 em comparação com mais 50 estudantes que não participaram das aulas de robótica, sendo assim esse grupo em específico utilizado para a análise. Após o processo de análise de dados, observa-se que há uma diferença entre os estudantes que participam das aulas de robótica em vista aos que não participam, entre as diferenças observadas um dos destaques é instrução acerca das tecnologias e a utilização dela para fins educacionais e compreensão dos benefícios e malefícios da internet e das ferramentas digitais.