Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DO CANVA COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NAS AULAS DE GEOGRAFIA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 89987
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3364
    "inscrito_id" => 15817
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO CANVA COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NAS AULAS DE GEOGRAFIA."
    "resumo" => "Este trabalho é resultado da pesquisa de iniciação cientifica que evidenciou como os professores da rede púbica de ensino da cidade de Caturité,PB conseguiram ministrar as aulas sobre as temáticas físico-naturais da Geografia no ensino remoto e como suas metodologias poderiam ser adaptadas para o ensino híbrido. Como forma de trabalhar estes conteúdos de forma hibrida a ferramenta Canva foi utilizada em várias etapas da produção, desde materiais pedagógicos até cartilhas educativas. Compartilhando estes saberes foi apresentado na XXIV semana de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) o minicurso intitulado “A utilização do Canva como ferramenta no ensino de Geografia” evidenciando suas principais potencialidades pedagógicas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja fundamentação dá-se com base no método dialético e da adoção de técnicas da pesquisa colaborativa, pois estima-se, nesta pesquisa, pelo envolvimento mútuo dos membros envolvidos no minicurso apresentado e como uma professora que participou, usou a partir dos conhecimentos obtidos o Canva em suas aulas. Foi constatado que o uso do Canva foi de fundamental importância na aula desta professora que usou o recurso na elaboração dos seus slides, além da criação de jogos, o que dinamizou o processo de ensino aprendizagem e mostrou aos alunos que é possível aprender Geografia de uma forma lúdica e tecnológica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID15817_TB3364_29112022150403.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DOUGLAS VIDAL COSTA"
    "autor_nome_curto" => "DOUGLAS"
    "autor_email" => "douglas.vidal@aluno.uepb."
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 89987
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3364
    "inscrito_id" => 15817
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO CANVA COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NAS AULAS DE GEOGRAFIA."
    "resumo" => "Este trabalho é resultado da pesquisa de iniciação cientifica que evidenciou como os professores da rede púbica de ensino da cidade de Caturité,PB conseguiram ministrar as aulas sobre as temáticas físico-naturais da Geografia no ensino remoto e como suas metodologias poderiam ser adaptadas para o ensino híbrido. Como forma de trabalhar estes conteúdos de forma hibrida a ferramenta Canva foi utilizada em várias etapas da produção, desde materiais pedagógicos até cartilhas educativas. Compartilhando estes saberes foi apresentado na XXIV semana de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) o minicurso intitulado “A utilização do Canva como ferramenta no ensino de Geografia” evidenciando suas principais potencialidades pedagógicas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja fundamentação dá-se com base no método dialético e da adoção de técnicas da pesquisa colaborativa, pois estima-se, nesta pesquisa, pelo envolvimento mútuo dos membros envolvidos no minicurso apresentado e como uma professora que participou, usou a partir dos conhecimentos obtidos o Canva em suas aulas. Foi constatado que o uso do Canva foi de fundamental importância na aula desta professora que usou o recurso na elaboração dos seus slides, além da criação de jogos, o que dinamizou o processo de ensino aprendizagem e mostrou aos alunos que é possível aprender Geografia de uma forma lúdica e tecnológica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID15817_TB3364_29112022150403.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DOUGLAS VIDAL COSTA"
    "autor_nome_curto" => "DOUGLAS"
    "autor_email" => "douglas.vidal@aluno.uepb."
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Este trabalho é resultado da pesquisa de iniciação cientifica que evidenciou como os professores da rede púbica de ensino da cidade de Caturité,PB conseguiram ministrar as aulas sobre as temáticas físico-naturais da Geografia no ensino remoto e como suas metodologias poderiam ser adaptadas para o ensino híbrido. Como forma de trabalhar estes conteúdos de forma hibrida a ferramenta Canva foi utilizada em várias etapas da produção, desde materiais pedagógicos até cartilhas educativas. Compartilhando estes saberes foi apresentado na XXIV semana de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) o minicurso intitulado “A utilização do Canva como ferramenta no ensino de Geografia” evidenciando suas principais potencialidades pedagógicas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja fundamentação dá-se com base no método dialético e da adoção de técnicas da pesquisa colaborativa, pois estima-se, nesta pesquisa, pelo envolvimento mútuo dos membros envolvidos no minicurso apresentado e como uma professora que participou, usou a partir dos conhecimentos obtidos o Canva em suas aulas. Foi constatado que o uso do Canva foi de fundamental importância na aula desta professora que usou o recurso na elaboração dos seus slides, além da criação de jogos, o que dinamizou o processo de ensino aprendizagem e mostrou aos alunos que é possível aprender Geografia de uma forma lúdica e tecnológica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.