Na educação contemporânea o processo de ensino e aprendizagem vem apresentando mudanças significativas em sua estruturação, principalmente no quesito de apresentar um perfil mais atrativo aos estudantes. De forma progressiva a educação meramente bancária vem sendo substituída por metodologias que incorporam a autonomia do estudante na construção do conhecimento. E para acompanhar essa transição, os professores, que adotam o papel de mediadores ao conhecimento, são desafiados a incorporarem em seus planos de ensino propostas pedagógicas que viabilizem o protagonismo estudantil. Do ponto de vista didático, um dos momentos mais propícios para efetivação dessa vertente educacional ocorre durante o desenvolvimento das atividades de consolidação do conteúdo; tanto em razão dos alunos estarem munidos de conhecimento, como pelo fato de viabilizar uma consolidação de caráter mais interativa. Imerso nessa perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo relatar o produto educacional “Zoo Bingo”, desenvolvido como um jogo didático para a consolidação dos conteúdos referentes ao assunto de zoologia para alunos do 7º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Parnamirim/RN. A ferramenta didática evidenciou potencialidades lúdicas e didáticas, assim como despertou o engajamento do alunado frente o processo de ensino e aprendizagem, validando a importância de jogos didáticos no ensino de ciências.