O artigo descreve práticas de formação continuada realizada com gestores, pedagogos e assessores pedagógicos desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação de Manaus-AM, por meio da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM). Em formato de relato de experiência, se propõe a apresentar o percurso de formação on-line e presencial desenvolvido com esse público-alvo, o acompanhamento e resultado das práticas realizadas, além de contribuir para reflexões e busca de estratégias que cooperem para uma formação continuada na perspectiva do desenvolvimento integral dos líderes escolares. O percurso formativo foi pensado e planejado levando em consideração a discussão dos saberes necessários acerca da educação socioemocional para os processos educativos, bem como o papel do gestor escolar, pedagogo e assessor escolar no que se refere à liderança, uma vez que se faz necessário que gestores, pedagogos e assessores pedagógicos conheçam e entendam a educação socioemocional e seus pilares para que possam exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação para promover o acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos visando estimular o seu desenvolvimento pessoal e profissional bem como a formação integral dos estudantes. Os dados são apresentados e discutidos tendo como base o acompanhamento das práticas realizadas em uma das turmas, relatos dos cursistas e o questionário de frequência e avaliação dos encontros on-line e presencial.