Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LIPMAN: DA FILOSOFIA PARA CRIANÇAS À PROPOSTA DE UMA EDUCAÇÃO PARA O PENSAR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 89884
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3238
    "inscrito_id" => 14360
    "titulo" => "LIPMAN: DA FILOSOFIA PARA CRIANÇAS À PROPOSTA DE UMA EDUCAÇÃO PARA O PENSAR"
    "resumo" => "No decorrer da história da filosofia as crianças e as infâncias nem sempre ocuparam lugar de destaque nas discussões filosóficas, porém, desde a criação do Programa Filosofia para Crianças (PFpC) pelo professor Matthew Lipman novos espaços foram surgindo e as crianças e as infâncias ganharam mais notoriedade nessas discussões. Diante disso, este trabalho consiste em uma pesquisa teórica de natureza bibliográfica com o objetivo de realizar uma reflexão sobre os pressupostos teóricos metodológicos do PFpC de Lipman e a sua proposta de uma educação para o pensar. Para atingir ao objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e utilizados como fundamentação teórica os estudos do próprio criador do PFpC, Lipman (1990; 1995; 1997; 2000), além de outros pesquisadores importantes que têm contribuído em ajudar a compreender a proposta de Lipman como: Kohan (2000; 2011); Cirino (2016); dentre outros. A pesquisa possibilitou a compreensão de que o Programa de Filosofia para Crianças de Matthew Lipman apresenta diferentes contribuições para pensarmos uma educação para além da reprodução de conteúdos, ou seja, uma educação que pudesse transformar as salas de aulas em comunidades de investigação, na qual a educação passasse a ser vista numa perspectiva de educação como investigação e que o papel central da sala de aula não fosse ocupado apenas pelo professor, contribuindo assim para que as crianças também possam contribuir com os processos de ensinar e aprender."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14360_TB3238_05112022205944.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAELITON FRANCISCO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JAELITON"
    "autor_email" => "jaelitonufal@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 89884
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3238
    "inscrito_id" => 14360
    "titulo" => "LIPMAN: DA FILOSOFIA PARA CRIANÇAS À PROPOSTA DE UMA EDUCAÇÃO PARA O PENSAR"
    "resumo" => "No decorrer da história da filosofia as crianças e as infâncias nem sempre ocuparam lugar de destaque nas discussões filosóficas, porém, desde a criação do Programa Filosofia para Crianças (PFpC) pelo professor Matthew Lipman novos espaços foram surgindo e as crianças e as infâncias ganharam mais notoriedade nessas discussões. Diante disso, este trabalho consiste em uma pesquisa teórica de natureza bibliográfica com o objetivo de realizar uma reflexão sobre os pressupostos teóricos metodológicos do PFpC de Lipman e a sua proposta de uma educação para o pensar. Para atingir ao objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e utilizados como fundamentação teórica os estudos do próprio criador do PFpC, Lipman (1990; 1995; 1997; 2000), além de outros pesquisadores importantes que têm contribuído em ajudar a compreender a proposta de Lipman como: Kohan (2000; 2011); Cirino (2016); dentre outros. A pesquisa possibilitou a compreensão de que o Programa de Filosofia para Crianças de Matthew Lipman apresenta diferentes contribuições para pensarmos uma educação para além da reprodução de conteúdos, ou seja, uma educação que pudesse transformar as salas de aulas em comunidades de investigação, na qual a educação passasse a ser vista numa perspectiva de educação como investigação e que o papel central da sala de aula não fosse ocupado apenas pelo professor, contribuindo assim para que as crianças também possam contribuir com os processos de ensinar e aprender."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14360_TB3238_05112022205944.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAELITON FRANCISCO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JAELITON"
    "autor_email" => "jaelitonufal@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

No decorrer da história da filosofia as crianças e as infâncias nem sempre ocuparam lugar de destaque nas discussões filosóficas, porém, desde a criação do Programa Filosofia para Crianças (PFpC) pelo professor Matthew Lipman novos espaços foram surgindo e as crianças e as infâncias ganharam mais notoriedade nessas discussões. Diante disso, este trabalho consiste em uma pesquisa teórica de natureza bibliográfica com o objetivo de realizar uma reflexão sobre os pressupostos teóricos metodológicos do PFpC de Lipman e a sua proposta de uma educação para o pensar. Para atingir ao objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e utilizados como fundamentação teórica os estudos do próprio criador do PFpC, Lipman (1990; 1995; 1997; 2000), além de outros pesquisadores importantes que têm contribuído em ajudar a compreender a proposta de Lipman como: Kohan (2000; 2011); Cirino (2016); dentre outros. A pesquisa possibilitou a compreensão de que o Programa de Filosofia para Crianças de Matthew Lipman apresenta diferentes contribuições para pensarmos uma educação para além da reprodução de conteúdos, ou seja, uma educação que pudesse transformar as salas de aulas em comunidades de investigação, na qual a educação passasse a ser vista numa perspectiva de educação como investigação e que o papel central da sala de aula não fosse ocupado apenas pelo professor, contribuindo assim para que as crianças também possam contribuir com os processos de ensinar e aprender.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.